Da Redação
Deixando de lado "contratempos" políticos, o governador Mauro Mendes (DEM) e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) e respectivas equipes na linha de frente no combate ao coronavírus, se reuniram na manhã de hoje (15) - por meio de teleconferência, alinhando ações que visam ampliar a estrutura no sistema de saúde pública - considerando o aumento de registros e mortes de Covid-19 em Mato Grosso.
Entendimento , após debates, é pela formação de um protocolo técnico de medidas contra o avanço da Covid-19 - além de ampliação da rede pública de atendimento -leia-se o anúncio de novos leitos de UTIs.
A linha de atuação, que deverá ser discutida com Várzea Grande, hoje, deverá ser aimplementado nos demais municípios de Mato Grosso.
Prefeito Emanuel Pinheiro assinalou reconhecimento pelo empenho do Estado e gestão municipal, "deixando de lado questões menores" acerca do embate político, para focar na plataforma de enfrentamento ao coronavírus.
Secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, pontuou que "a reunião foi extremamente respeitosa, harmoniosa, técnica e funcional. Já existia uma pauta previamente definida. Essa pauta o governador, junto com o prefeito, debateram item a item, junto com técnicos da prefeitura e da Secretaria de Saúde, uma reunião onde o principal propósito foi salvar vidas. Esse foi o único objetivo dessa reunião".
Considerou ainda que "essa reunião que aconteceu hoje, com a prefeitura de Cuiabá, é a reunião que o governador Mauro Mendes, junto com a equipe da prefeitura, e a Assemleia, tem feito também com o interior do Estado de Mato Grosso. Foi combinado para Cuiabá o aumento, uma parceria entre Governo e Cuiabá de aumento de mais 30 leitos de UTI, fora os outros 30 leitos que serão abertos também no Hospital Metropolitano, e já tem a negociação conduzida pelo secretário Gilberto Figueiredo de aproximadamente mais 90 UTIs para o interior. Foi combinado também no início da tarde, essa mesma reunião que aconteceu hoje, com a prefeitua Lucimar Campos, tratando da mesma pauta e também mais no final da tarde, uma reunião estritamente técnica com as secretarias do Estado de Saúde, de Várzea Grande, de Cuiabá, e um representante da comissão da AL, para tratar de um protocolo padrão para a Baixada Cuiabana e para o Estado também", explicou Mauro Carvalho.
Integraram a reunião no Governo também o vice-governador, Otaviano Pivetta (PDT), o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM) - além do secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo.
"Essa reunião vai render muito para a Baixada Cuiabana com a abertura de 60 leitos de UTI", assinalou o secretáriuo-chefe da Casa Civil.
Em tempo, o encontro foi articulado com atuação do deputado federal Emanuelzinho (PTB) - e interlocução do presidente da AL, Eduardo Botelho. Líder do Governo no Poder Legislativo, Dilmar Dal'Bosco, reforçou pedido junto ao Executivo estadual no sentido de que as ações devem focar avanços para suporte no combate ao coronavírus.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira