• Cuiabá, 18 de Setembro - 2025 00:00:00

Emanuel anuncia toque de recolher e articula ação com prefeitos de MT


Da Redação

Prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) - anunciou novo decreto nas redes sociais - pontuando 'toque de recolher' no município a partir do próximo sábado - por período de 15 dias - como forma de conter o avanço sistemático da covid-19 na Capital. Em 'live' nas redes sociais - o gestor também acentuou "resposta" ao embate travado com o Governo do Estado - assinalando ampla articulação que visa unir prefeitos de Mato Grosso - buscando segundo ele, "encontrar alternativas para contrapor o cenário da covid na saúde pública". 

O prefeito revidou, inicialmente, as críticas do Estado sobre a atenção na gestão da Capital no âmbito das ações da saúde pública. 

Disse que Cuiabá "carrega o Estado nas Costas" - entre outros pontos. 

Apresentou painel sobre a projeção da covid-19 - e asseverou que mesmo com números de aumento diário, "esse quadro está sob controle".

Mato Grosso é um barco sem nenhum comandante.

Confira os principais pontos assinalados pelo gestor: 

"Gostaria de lamentar postura das autoridades estaduais – estamos diante de uma grande crise – e é necessário termos a responsabilidade de enquanto gestores – e o chefe do Poder – e independente de até simpatia – termos responsabilidade de dialogar pelas ações à população, porque é Cuiabá que carrega a Saúde Pública do estado nas costas."

"A covid que Cuiabá carrega, é necessário fazer esclarecimentos, porque somos atacados por aqueles que não montaram equipe. A verdade é essa, a gestão pública estadual entrou em colapso – e sempre o inimigo é o prefeito de Cuiabá e agora municípios de pequeno porte – estão sendo escolhidos como algozes – por aquele que deveria apoiar, dar sustentação, apoio para que juntos pudéssemos superar a crise."

Citou o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio – "que enfrenta problemas na saúde pública". “Rondonópolis não merece ser tratado com esse deboche”.

"Assisti um vídeo do prefeito de Cáceres, onde o prefeito pede ajuda da Deus porque não existe leito de UTI. Então mais uma vez Cuiabá está aqui para ajudar no combate à convid-19."

"Temos consciência sobre a nossa responsabilidade. Já fazemos não só pelo covid mas para as demais patologias. Literalmente Cuiabá carrega os casos de não covid nas costas."

"E agora Cuiabá ajuda para que muitos municípios não padeçam mais. Mato Grosso é um barco sem nenhum comandante, sem ninguém que tenha vocação para dirigi-lo. Agora teremos que nos desdobrar para ajudar outros municípios para evitar uma tragédia maior."

Emanuel Pinheiro apresentou painel sobre o quadro da covid-19 na Capital de Mato Grosso

Com base nos dados do Comitê de Enfrentamento, o prefeito pontuou o acompanhamento diário da evolução da covid – em cenário que mede a evolução do vírus no Estado e país.

Citou o Hospital Sírio-Libanês – como balizador de estudos.

O prefeito destacou que “Cuiabá conseguiu fazer o dever de casa, saindo do alto grau de contágio do vírus” – observando outras cidades e capitais que tiveram explosão de casos – como São Paulo.

Pinheiro destacou a projeção – que prevê até o próximo domingo, 2.158 casos de covid-19 na Capital – em torno de 7% de aumento por dia – e segundo o prefeito, “dentro da margem de controle”.

De acordo com o prefeito, “30 de julho deverá ser o pico da pandemia em Cuiabá”.

Disse que “como não temos um líder no Estado, então estamos acéfalos, infelizmente”.

"Se colapsar no interior, vai estourar em Cuiabá – porque é a referência, a Capital."

"Vamos assumir a liderança desse processo, ao lado dos municípios – e com a AMM – Associação Mato-grossense dos Municípios."

Anunciou live na próxima terça-feira com os prefeitos do Estado – para buscar formas de combater a covid-19. “A liderança desse processo será da prefeitura de Cuiabá, com a AMM, e vamos buscar a bancada federal, órgãos como o Ministério Público” – disse citando ainda outros Poderes, órgãos e Câmara de Cuiabá. “Vamos procurar o Tribunal de Justiça para combater a covid”, acentuou.

“Juntos vamos desenhar um plano estadual de combate à covid-19. Somente com essa união vamos evitar um caos no Estado, que venha a sobrecarregar a Capital. Vou fazer de tudo para que isso não aconteça”.  

Decreto

O prefeito anunciou novas medidas – pontuando que poderá rever ações – dependendo do quadro do coronavírus no município.

“Primeiro a saúde, a vida, e depois a economia”. 

Decreto 7956 de 10 de junho:

- Fica prorrogada por mais 30 dias as atividades presenciais da rede pública e privada da Educação (sistema presencial)

- A partir de 15 de junho – salão de beleza, barbearias e congêneres – funcionamento de 13h as 19 horas.

- Permite a partir de 15 de junho retomada curso de idiomas em geral – e técnicos da saúde – conforme disposição em decreto (com restrições)

- Bares, lanchonetes, restaurantes e congêneres – inclusive as que atuam em shoppings – devem observar horários dispostos no novo decreto

- A partir de 13 de junho até dia 28 - está decretado em Cuiabá o Toque de recolher (proibida qualquer locomoção com exceção das atividades essenciais – e frota de ônibus poderá funcionar em 20% para determinadas atividades) – 22h30 às 5 horas – durante duas semanas – “Vamos segurar um pouco da vida noturna” – decisão por conta dos dados da covid.

- Assim, serão alterados horários de funcionamento de restaurantes – e estabelecimentos em shoppings.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: