Da Redação
A prefeitura de Cuiabá informou, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), que "em virtude da pandemia do novo Coronavírus no Brasil, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) decidiu transferir as ações presenciais ou de campo realizadas tradicionalmente no mês de maio para o mês de setembro". Destaca que "com isso, as ações planejadas pelo município também foram remanejadas para o mesmo período".
A gestão ressalta que "o Movimento Maio Amarelo tem como principal característica mobilizar a sociedade, sendo que as vias e rodovias de todo o país têm sido o grande 'palco' das ações desenvolvidas pela sociedade durante o mês de maio. Vale destacar ainda que um dos principais aliados do movimento nos últimos anos, a mídia, atualmente está totalmente focada na cobertura relevante da pandemia do coronavírus".
A administração considera que "realizar o Maio Amarelo com a mobilização que tradicionalmente ocorre (caminhadas/blitz/palestras/ seminários/etc) será inconcebível nesse momento, uma vez que o chamamento nacional é para que a sociedade faça o isolamento social, visando a redução do contágio. Apesar de não serem realizadas blitz, adesivaços, palestras, entre outros trabalhos em grupo, a Semob mantém o trabalho de fiscalização e controle a fim de evitar acidentes e manter cada vez mais um trânsito seguro e sem registros de acidentes".
“Esse trabalho realizado nacionalmente no mês de maio voltado para ações de prevenção de acidentes deve ser uma ação contínua. É um trabalho de conscientização da população, nesse caso em especial dos ciclistas. Estamos de olho em você”, disse a secretária adjunta da Semob, Luciana Zamproni
Dados registrados pela Secretaria Municipal de Saúde, o número de atendimentos e internações relacionadas à acidentes com ciclistas no HMC, de 45% reduziu para 10% nesse momento de isolamento social da população por conta do Covid-19. Com a retomada das atividades do comércio, essa estatística tende a aumentar. “Por isso que precisamos da colaboração de todos. Só não teremos ações efetivas, no entanto o cuidado no trânsito deve ser constante”, ponderou Luciana.
Assinala ainda que "o tema do Movimento para esse ano já está definido: Perceba o risco. Proteja a Vida”.
Por fim, acentua que "assim como nos anos anteriores, o tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade". “Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem pela vida”, disse.
Com Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026