Da Redação
O Governo do Estado informou, no cenário da pandemina do coronavírus, que "a Secretaria de Estado de Saúde (SES) analisa a possibilidade de ampliar o número de leitos do Hospital Regional de Cáceres para pacientes com o novo coronavírus".
Segundo o Executivo estadual, "equipes da secretaria farão na próxima semana a avaliação da infraestrutura da unidade para atestar a capacidade de ampliação". O levantamento foi pedido após visita do secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, na sexta-feira (24) ao hospital.
O secretário explicou que, devido ao momento vivido em decorrência da pandemia, o Estado busca preparar as estruturas hospitalares para atender aos casos graves da Covid-19. “Determinei que, na próxima segunda-feira (27), uma equipe técnica formada por profissionais da Vigilância e da Engenharia vá ao hospital, faça análises e nos posicione no sentido de haver condições ou não. Não é nossa vontade que existam pacientes com coronavírus, mas temos que montar a estrutura necessária. Queremos estar preparados, mas é primordial que tenhamos segurança para ampliação desses leitos”, afirmou o secretário.
Participaram da reunião no Hospital Regional de Cáceres o diretor da unidade, Onair Nogueira, a secretária adjunta de Gestão Hospitalar da SES, Caroline Dobes, a Superintendente de Enfermagem, Fernanda Hasse, e a diretora do Escritório Regional de Saúde em Cáceres, Antônia Maria Rosa.
Leitos Covid-19
De acordo com o Governo, "com a adequação na estrutura do Hospital Estadual Santa Casa – no qual as instalações foram reformadas e equipadas –, em Cuiabá, já estão disponíveis para uso pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS) 30 leitos de UTI e 117 leitos de enfermaria prontos para atender possíveis demandas de contaminados com o coronavírus. O hospital está apto a receber casos graves ou suspeitas da COVID-19".
O Estado acentuou ainda que "além da Santa Casa, o Governo também está construindo 210 novos leitos no Hospital Metropolitano, localizado em Várzea Grande – que será a unidade de referência para casos graves da COVID-19 –, dezenas de leitos nos hospitais regionais, além do redirecionamento de leitos em parceria com os municípios".
E ressaltou que "para atendimentos exclusivos de casos graves da COVID-19, o Estado contará com 1.273 leitos, entre enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Destes, 326 serão leitos de UTI. Todos esses leitos estarão integralmente disponíveis para os pacientes com coronavírus a partir do dia 4 de maio. Dos leitos de UTI, 132 são da rede pública estadual ou foram contratados pelo Estado na iniciativa privada e hospitais filantrópicos".
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Projeto de Resolução: Prêmio ALMT de Jornalismo é aprovado
Polícia Civil confirma prisão de suspeito por extorquir R$ 150 mil
Inflação oficial recua 0,11% em agosto, menor resultado desde 2022
Wellington elogia Fux e pede anulação do processo contra Bolsonaro
Aprovado na AL projeto que cria Prêmio Anual de Jornalismo do Governo de MT
Pesquisa revela que menos de 40% dos alunos valorizam professor
PC mira fraude em contratos da Metamat; CGE aponta esquema de R$ 22 mi
Tráfico de drogas e lavagem de dinheiro: PC derruba facção em MT
Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro
Setembro Amarelo: quando a saúde mental também protege o coração