Rafaela Maximiano
Estender parcerias com o pequeno empresário, com o comerciante, e com o agricultor, a fim de fortalecer a economia do município de Cuiabá em suas mais variadas frentes, gerar empregos e qualificar trabalhadores, tudo dentro da lei. Essas são as metas da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá para 2020. A informação é da gestora da Pasta, Débora Marques Vilar.
A secretária reconhece serem metas arrojadas, porém analisa que devido ao ano de 2019 ter sido positivo e de conquistas para sua pasta. Débora Avilar acredita que irá alcançá-las. “Trabalhamos em três frentes: agricultura, trabalho e desenvolvimento econômico, isso já é desafiador. Mas nossos resultados de 2019 mostram que a estruturação oferecida para comerciantes, parcerias com empregadores e assistência a empregados no campo e na cidade foi bem-sucedida, principalmente com os menores. Várias pessoas saíram da ilegalidade e hoje estão ajudando suas famílias. Outras estavam sem empregos e hoje conseguem ter seu sustento. Também realizamos levantamentos de demandas para este ano colocarmos em prática”, avaliou.
A estruturação da agricultura familiar, que é responsável pelo abastecimento da Capital segundo a gestora, faz parte da proposta de produção aos moradores das comunidades rurais, que representam 2% da população cuiabana. Para que isso fosse possível, a Pasta estabeleceu o diálogo com os pequenos produtores, realizando 1.645 visitas técnicas que ajudaram a construir um plano de ação e melhorar as condições de trabalho nas comunidades, como a entrega de patrulhas motorizadas, equipamentos e poço artesiano.
“Realizamos um grande evento com os agricultores denominado Saberes da Terra. Ao mesmo tempo em que capacitou centenas de pessoas, o projeto abriu caminho para políticas públicas que beneficiem o campo assim como beneficiamos a cidade. Boa parte dessa produção também é utilizada na merenda escolar”, disse.
Neste cenário avançou também a reestruturação das feiras livres, destaca Debora, lembrando que esta atividade deve continuar em 2020. “O processo, teve início com a maior delas, a do bairro CPA II, inclui banheiros em todas as 48 regiões onde são realizadas, carteirinha de identificação dos feirantes e autorização para 100% destes trabalhadores. Também realizamos reforma do banheiro, na Praça Cultural, enquanto nas demais, garantimos o acesso a banheiros químicos”, explicou.
Com relação à legalização da comida de ambulantes que comercializam comida de rua, a Secretaria entregou mais de 170 permissões, garantindo a segurança alimentar e o ordenamento da cidade. “Essa atividade também continuará neste ano, e faz parte do cumprimento da lei para ocupação dos espaços públicos com ordem, sem sacrificar o interesse dos trabalhadores. Mostramos que aqui em Cuiabá é possível conviver pacificamente com a legislação, que agora contempla essa atividade que existe em todo o Brasil e no mundo”.
Para este ano estão previstos também o funcionamento do Galpão do Produtor que ocorrerá com a revitalização do Mercado Miguel Sutil, mais conhecido como Mercado Municipal. A reinauguração do Banco de Alimentos, para escoar a produção rural e evitar desperdício com a doação de alimentação para famílias carentes.
Também sob responsabilidade de sua Pasta está a mediação de mão de obra. Débora lembra que o Sine Municipal realizou 60 mil atendimentos e firmou 243 parcerias com empresas da Capital, ampliando a oferta de vagas. Nas duas unidades do órgão, no Shopping Popular e no Complexo Silva Freire, os candidatos também podem solicitar a Carteira de Trabalho e dar entrada ao seguro desemprego.
“Estas ações de assistência e orientação na ponta são um dos nossos maiores méritos. Criamos a ponte e fizemos a aproximação com estas pessoas. Diante disso, nosso objetivo neste ano é manter esta conexão e ofertar qualificação principalmente para o público que procura estágio. Entendo que é fundamental”, considerou a secretária.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
João Doria elogia: crescimento em MT ocorre por segundo
TCE: contas de Sérgio Ricardo recebem parecer favorável à aprovação
PM mira facção e barra suspeitos de tentativa de homicídio
Mais de 14 milhões de famílias deixaram linha da pobreza em 2 anos
Operação da PC recupera celulares furtados avaliados em R$ 97 mil
TJ: pagamento acima da fatura não gera novo limite de crédito
Mercado financeiro projeta PIB de 2,16% em 2025
E tempo de outro Regime Próprio como deficiente também pode ser averbado?
TJ assevera: acusados de homicídio vão ser julgados pelo Tribunal do Júri
O valor da luz silenciosa!