Dando continuidade ao ensino maker, que utiliza recursos tecnológicos, robótica e informática em sala de aula, a Escola Chave do Saber (ECSA) ampliou a metodologia para os alunos menores. A partir de 2020, as turmas do Jardim II e Pré (Educação Infantil) também contarão com aulas semanais na Sala Tech, por meio do programa Mind Makers.
Na Sala Tech, os alunos podem colocar em prática o que veem na sala de aula e pesquisar no Laboratório de Ciências, se tornando protagonistas do aprendizado, sob a atenta supervisão dos professores de robótica, eletrônica e iniciação científica.
Este é o terceiro ano de desenvolvimento do método maker (faça você mesmo) de ensino na ECSA. A coordenadora da Sala Tech, Mara Tereza dos Santos, explica que desde o início o objetivo da escola é estender gradativamente a metodologia a todas as turmas, para que as adaptações de acordo com a faixa etária e necessidades sejam compreendidas.
“Começamos oferecendo a Sala Tech do 2º ao 9º ano, depois passamos para o 1º ano e agora chegamos até o Jardim II. Para cada turma, as aulas são diferentes, estimulando sempre o protagonismo, além de unir o conteúdo da sala de aula com as atividades no laboratório”, acrescenta.
Para atender a nova demanda, a ECSA investiu também em melhorias na estrutura da Sala Tech. Uma das novidades que promete agradar os pequenos do Jardim II e Pré será o uso de um robô nas aulas. De forma lúdica, ele participará das atividades junto das crianças, com exercícios, brincadeiras e jogos educativos.
“Percebemos ao longo desses anos o quanto a Sala Tech tem contribuído com o desenvolvimento dos alunos em diferentes áreas. Para muitos é o primeiro contato com a robótica, informática, engenharia, entre outras disciplinas. Vale ressaltar que o tempo todo são eles quem executam tudo. O papel dos professores é de conduzir e orientar as turmas nas atividades e exercícios, o que dá ainda mais autonomia às crianças”, destaca Mara.
Em 2020, outra novidade é a inclusão de aulas na oficina de robótica diferenciada no período vespertino para as turmas do Integral 3 e 4, chegando a duas aulas semanais de conteúdo maker. As atividades acontecem na Sala Tech e no Laboratório de Ciências da ECSA, espaços que contam com aparelhos, instrumentos e máquinas voltados à iniciação científica, processos de investigação e criação.
Mind Makers
É um programa que visa desenvolver o pensamento computacional, despertando o raciocínio lógico por meio do uso de dispositivos digitais, robótica, mecânica e outros. Fortalece ainda a criatividade, capacidade de resolução de problemas, tomadas de decisões e autoconfiança, por exemplo.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro