Da Redação
A liberação do FEX - Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações deve ser ponto de pauta na próxima reunião de governadores - em Fórum previsto para o início de fevereiro. A informação é do secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, que tem atuado no sentido de assegurar a remessa dos recursos ao Estado, com respaldo da bancada federal.
Gallo disse que por enquanto "sem novidade em relação ao FEX", projetando no encontro de governadores a expectativa de ações que possam retomar via para consolidação do repasse ao Estado.
Ocorre que durante o exercício 2019, uma sequência de trabalhos foram realizados - leia-se articulações nos labirintos do Congresso e Ministérios, para garantir a remessa desse fundo que soma cerca de R$ 1 bilhão somado os anos de 2018 e 2019.
O que o Estado conseguiu foi a "promessa" do Governo Federal de destinação do montante até o final do ano passado - o que não ocorreu.
Em meio a esse cenário, e em que pese o Estado ter assegurado parte do resgate do equilíbrio em relação ao pagamento da folha do funcionalismo - que voltou a ser quitada integralmente no dia 10 do mês subsequente ao trabalho - efetivação do 13º entre outros avanços - o Executivo de Mato Grosso ainda mantém uma lista de "pendências" - que são restos à pagar herdados da gestão Pedro Taques.
Outro fator que engessa o andamento de ações, acerca da demora da liberação do FEX, está relacionada às prefeituras - já que são detentoras de percentual do FEX - correspondente a 25%.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Marcos Tavares propõe aulas na madrugada para trabalhadores
MP lembra comissão para acompanhar aplicação das emendas
Governo reduz para R$ 7,7 bi congelamento de despesas no Orçamento
Vocês estão preparados?
Tribunal de Justiça condena universidade por aumentar mensalidades
Os novos rumos sobre a autenticação e produção das provas digitais
Prisão de Bolsonaro: a decisão de Moraes e o ponto de inflexão do sistema penal
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade