Da Redação
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, através da Gerência de Legislação e Normas reuniu na quinta-feira, 5, no auditório do Anexo I da SMECEL, profissionais gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil – CMEI, para repassar as orientações sobre os processos de rematrícula e matrículas de novos alunos da rede municipal de Ensino de Várzea Grande.
De acordo com a gerente de Legislação e Normas da SMECEL, professora Creonice de Oliveira Barbosa, durante a reunião foram repassadas aos profissionais das unidades de ensino as informações sobre a sistematização dos processos de matrícula e rematrícula para o ano letivo de 2020.
O período de rematrícula para os alunos que já frequentam as escolas da rede municipal será entre os dias 11 a 13 de dezembro. A rematrícula não poderá ser feita automaticamente, os profissionais deverão fixar cartazes na escola em local visível, informando as datas e entrar em contato com pais ou responsáveis para o comparecimento na escola. “O pai de aluno que perder a rematrícula não terá a vaga assegurada, poderá fazer no período da matrícula para alunos novos, isto é, concorrerá a vaga”, explicou.
A data de matrículas para novos alunos ficou estabelecida de 13 a 15 de janeiro de 2020. Creonice explica que no dia 13, a partir das 7h serão distribuídas as senhas para a efetivação da matrícula de acordo com o número de vagas disponíveis.
A mudança que ocorre no processo da rematrículas para o próximo ano letivo ficou por conta do cadastro de reserva. Antes o cadastro reserva era feito no mesmo dia da matrícula, o que ocasionava tumulto. Para 2020, os pais que não conseguirem efetivar a rematrícula de seus filhos deverão retornar na escola no dia 15 de janeiro para preencher o cadastro de reserva. Segundo a gerente, o preenchimento do cadastro não significa que a vaga estará garantida. “A escola vai chamar os alunos de acordo com a abertura de vagas conforme elas forem ocorrendo por conta de desistência ou por transferências de alunos já matriculados”, informou.
Segundo o secretário Silvio Fidelis, a procura por novas vagas na rede estadual de Várzea Grande deverá continuar em alta para o próximo ano letivo por conta da melhoria tanto nas estruturas das escolas municipais como também na elevação do nível do ensino/aprendizagem e os avanços alcançados pelas práticas pedagógicas, aliada a múltiplas atividades desenvolvidas pelos alunos dentro e fora da sala de aula. “Nossos esforços para promover uma educação de alto nível tem apresentado resultados positivos comprovados pelo aumento expressivo da demanda por vagas para novos alunos a cada ano”, declarou.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro