Da Redação
A entrega da 6ª e última etapa do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) - abrigando o novo Pronto Socorro da Capital, será realizada nesta segunda-feira (18), em evento marcado às 18h30. O ato deve contar com a participação de líderes políticos que pontuaram articulação fundamental para a concretização da obra, caso do ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi, além do senador Wellington Fagundes (PL) - além de representantes da bancada federal.
O evento deve deve contar com a presença de líderes da nacional do MDB, do Governo Federal, de autoridades de Poderes Constituídos do Estado, e de partidos que desde já se alinham ao "ainda não confirmado oficialmente" projeto à reeleição do prefeito - em que pese a legenda apostar as cartas nesse plano.
O governador Mauro Mendes (DEM) não confirmou presença no ato - e recentemente à imprensa, disse que não se importa com eventos de inauguração. A obra foi iniciada na gestão Mauro Mendes no município, e teve sequência na atual administração.
No entanto, o "tom político", principalmente no campo das eleições 2020 - colocam até o momento Mendes e Pinheiro em ambientes opostos - e o HMC se tornou centro de "alfinetadas" entre ambos.
O chefe do Executivo estadual considera que na sua gestão na Capital o projeto do novo Pronto Socorro ganhou os devidos contornos - com fase de licitação concluída - e que os certames foram a fase mais difícil para garantir a obra.
O prefeito, em resposta ao governador, disse que "pegou uma bucha de canhão", e classificou o projeto como "obra inacabada" - também em recente entrevista a jornalistas - lembrando que foi em sua administração a garantia de R$ 100 milhões via programa Chave de Ouro no final do Governo Temer.
As costuras para as eleições do próximo ano contam com líderes do DEM que defendem diálogo com Pinheiro, mas observando ser a premissa partidária prioridade, como o senador Jayme Campos.
No DEM de Cuiabá, entendimento é de que a agremiação terá candidatura própria - colocando nomes como os secretários-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho e de Saúde, Gilberto Figueiredo além do presidente estadual, Fábio Garcia, no campo de eventuais líderes de chapa majoritária - e outros.
O embate, se confirmado o projeto à reeleição de Pinheiro, deve ser um dos mais emblemáticos na esfera política, não apenas medindo forças entre o governador e o prefeito da Capital, mas também considerando o apoio já declarado aos planos do MDB de aproximadamente 13 legendas.
Em tempo, Mauro Mendes deve se reunir com prefeitos do Estado amanhã - sendo uma forma velada de "termômetro" na disputa antecipada ao comando de Cuiabá. O Governo destaca, no entanto, que o encontro segue as ações de gestão municipalista - no curso do encontro programado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
HMC
Sobre a inauguração do HMC, neste domingo a prefeitura destaca que:
"Nesta última etapa serão entregues a parte de Urgência e Emergência do hospital, que terá 06 salas de centro cirúrgico, observação pediátrica, 12 leitos de estabilização, 3 leitos de reanimação, 5 leitos de politrauma e 02 isolamentos. Na ocasião também serão entregues a Central de Material e Esterilização (CME) e o heliponto.
Com o funcionamento de 100% do HMC ele passa a contar com 315 leitos, sendo 178 de adultos, 20 leitos no Centro de Tratamento de Queimados, 60 de UTI, 38 de Emergência, seis salas de cirurgia e 13 leitos RPA (recuperação pós-anestesia), além do ambulatório com mais de 13 das especialidades médicas mais procuradas pela Central de Regulação, exames como ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia e parque tecnológicos com equipamentos de última geração."
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Medicamentos GLP-1 e Tirzepatida: mais do que remédio, uma nova forma de cuidar da saúde
TJ manda companhia aérea pagar indenização de R$ 10 mil a passageiro
Riscos penais para empresas: o que está por trás do aumento de buscas e apreensões e como isso pode afetar a reputação do seu negócio
Soberania de dados: o novo campo de disputa geopolítica que ameaça empresas brasileiras
Rio Teles Pires: MP quer plano para desativar Usina Hidrelétrica
Futuro
Tortura e maus-tratos de crianças: MP pede prisão da esposa do avô
Desemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE
Sobre o voto de Fux para anular julgamento de Bolsonaro e outros réus no STF
CNI: Brasil cai duas posições e fica em 52º no ranking dos países mais inovadores