• Cuiabá, 17 de Setembro - 2025 00:00:00

Em reunião com secretariado, Mendes avalia fechamento das contas


Da Redação

Governador Mauro Mendes (DEM) lidera nesta semana reuniões ampliadas com a equipe de primeiro escalão. Além de servir para analisar os resultados de 10 meses de gestão, diante das dificuldades financeiras que ainda persistem, o núcleo econômico perfaz mapeamento da situação dos cofres públicos com a proximidade do fim do exercício - considerando reflexos de questões como os recursos devidos ao Estado pelo Governo Federal. 

Um dos pontos sob análise do secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, se atém aos resultados parcos do leilão do pré-sal - que deverá respingar nas mais recentes previsões de remessa de recursos para Mato Grosso. Em que pese a continuidade das articulações de membros da bancada federal para respaldar o Estado - o Governo Federal ainda não deu data para repassar o FEX (Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações).

Ocorre que esse repasse já era dado como "perdido" pelo Estado já que no rateio do pré-sal aos estados, o Governo Federal havia praticamente descartado esse repasse - entendendo que os entes federados já estavam contemplados com as previsões de "mais recursos" oriundos do bolo do leilão do pré-sal. 

Palácio Paiaguás

Nesta quarta e quinta-feira (06 e 07.11), os secretários e adjuntos puderam apresentar os avanços obtidos e as propostas para os próximos meses de cada pasta. Até a próxima semana, reuniões serão realizadas com os titulares e equipes de todas as autarquias. A primeira rodada será nesta sexta-feira (8).

Mendes avaliou como positivas e produtivas as apresentações e debates com todos os secretários e equipes de cada secretaria. Ele definiu que esta será uma postura de Governo daqui para frente.

“Debatemos efetivamente a entrega de resultados, que é o que todos queremos e que tem impacto na vida do mato-grossense, como a melhoria das estradas, da educação, da saúde e da segurança.Todos tiveram a oportunidade de apresentar realmente o que foi feito e o que será realizado nos próximos 60 dias”, pontuou o governador.

O chefe do Executivo Estadual definiu que, no próximo ano, as reuniões serão realizadas quadrimestralmente. A previsão é de que sejam marcados encontros no início dos meses de abril, agosto e dezembro.

O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, considerou que apesar da crise financeira pela qual o Governo passou em 2019, muitas entregas puderam ser concretizadas.

“Com os poucos recursos que temos e da forma como recebemos o Estado financeiramente, fizemos muita coisa. Saímos do discurso e fomos para a prática. O que o Governo entregou de resultados nesses dez meses, seja na educação, saúde, segurança e infraestrutura, são números que deixam qualquer cidadão satisfeito”, avaliou.

“Logicamente que temos um dever de casa muito grande ainda a ser realizado, mas o governador Mauro Mendes, com sua liderança, está restabelecendo a credibilidade, o respeito e a confiança de toda a sociedade mato-grossense”, completou o secretário.

Planejamento

Uma nova rodada de reuniões do governador com o secretariado será marcada no início de dezembro para a apresentação do planejamento para o ano de 2020. De acordo com Carvalho, a ideia é de que toda a equipe de Governo possa debater os planos de investimentos para o próximo ano.

“Teremos um ano de 2020 muito melhor que 2019 em função dos projetos que foram encaminhados com o apoio da Assembleia Legislativa e que promoveram a melhoria financeira do Estado. Ano que vem teremos uma situação de investimentos em todas as áreas muito diferente do que tivemos em 2019”, concluiu o chefe da Casa Civil.

 

Com Assessoria




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: