Haroldo Assunção - ALMT
A Comissão Especial instaurada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para atualizar o texto da Constituição do Estado realizou, na terça-feira (15), a segunda reunião ordinária. Conduzida pelo presidente da comissão, deputado Max Russi (PSB), teve a presença dos pares Valdir Barranco (PT), Thiago Silva (MDB) e Sebastião Rezende (PSC) – ausente apenas o deputado Ulysses Moraes, em viagem oficial à China. Também participaram o procurador-geral adjunto da Casa, Ricardo Riva, além dos procuradores Carlos Dornellas e Bruno Cardoso.
Na ocasião, os parlamentares resolveram que a comissão especial irá realizar dois eventos relativos ao tema - uma sessão solene em homenagem aos deputados constituintes e um seminário com juristas para apresentação e discussão dos trabalhos de atualização do texto constitucional. As datas serão definidas em breve.
Por ocasião da sessão solene, também haverá a abertura de exposição comemorativa sob o tema “As Constituições de Mato Grosso”, organizada pelos pesquisadores Paulo Henrique Coimbra, Sérgio Pazinato, George Castro, Adriângelo Antunes e Mara Visnadi – todos pesquisadores do Instituto Memória do Poder Legislativo IMPL, do qual esta última é a superintendente.
Página especial - Na reunião, o supervisor executivo de Imprensa da Secretaria de Comunicação da ALMT, Everaldo Jota, apresentou a página eletrônica e o vídeo institucional produzidos em comemoração aos 30 anos da Constituição de Mato Grosso.
A página eletrônica está disponível e pode ser acessada por meio do site institucional da Casa de Leis, com um clique no banner referente ao trigésimo aniversário da Constituição do Estado. O vídeo será, em breve, exibido pelas redes de televisão.
"Criamos uma página dedicada ao tema para a população conhecer e entender melhor como foi o processo de promulgação do texto, em 1989. Além disso, é possível ver e ouvir algumas entrevistas com deputados da época. É possível também fazer download da Constituição atualizada. E o que é melhor: há um ícone chamado 'participe', onde a população pode dar sugestões do que deve ser priorizado para melhorar a qualidade de vida em nosso estado", explicou o supervisor.
Também participaram da elaboração da página eletrônica, a Secretaria de Informática da Casa e o Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL). O fotógrafo aposentado Demóstenes Milhomem também contribuiu com a cessão de imagens extraídas de seu vasto arquivo.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Rio Teles Pires: MP quer plano para desativar Usina Hidrelétrica
Futuro
Tortura e maus-tratos de crianças: MP pede prisão da esposa do avô
Desemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE
Sobre o voto de Fux para anular julgamento de Bolsonaro e outros réus no STF
CNI: Brasil cai duas posições e fica em 52º no ranking dos países mais inovadores
Viúva negra: Tribunal do Júri condena casal por crime torpe
Tráfico de drogas na mira: PC de MT integra operação nacional
Mercado financeiro projeta inflação de 4,83% em 2025
Fui professor em escola particular, esse tempo conta como magistério no Regime Próprio em que vou me aposentar?