Por Erick Mota - CONGRESSO EM FOCO
Estava marcado para acontecer nesta segunda-feira (23), um ato para debater a atuação do ex-juiz e atual Ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, diante dos diálogos divulgados pelo site The Intercept Brasil. O evento aconteceria na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), mas na última sexta-feira (20), o reitor da UFF, Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, determinou o cancelamento do evento após receber ofício do Ministério da Educação (MEC) que alegava a realização de ato político-partidário na instituição, o que poderia configurar ilícito de improbidade administrativa.
Foi protocolado nesta segunda-feira, um Mandado de Segurança na Justiça Federal de Niterói pedindo a realização do ato #MoroMente. O pedido foi assinado pela a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), juntamente com a Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense (ADUFF), o diretor da Faculdade de Direito da UFF, Wilson Madeira Filho e o professor da Faculdade de Direito da UFF, Rogério Dultra Santos.
“Não se apresenta novidade para ninguém que o pedido tenha vindo do Ministério da Educação. O governo federal tem tentado impor censura dentro das universidades federais e institutos de ensino sob as mais estapafúrdias justificativas, em desrespeito flagrante ao direito de livre reunião consagrado no art. 5º, XVI, da Constituição Federal”, afirma o documento.
Atos com o mesmo objetivo e conteúdo já aconteceram no dia 19 de agosto de 2019, quando cerca de 1.500 pessoas se reuniram no salão nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). No dia 17 de setembro foi a vez a realização no auditório Joaquim Nabuco da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), estiveram presentes ex-presidentes da OAB nacional, juízes, advogados, jornalistas, comunidade acadêmica em geral.
Na manhã desta segunda, Carol Proner, membro da ABJD afirmou em publicação nas redes sociais que o evento está mantido para às 19h na UFF.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Segurança aponta aumento de quase 50% nas apreensões de drogas
A inteligência de ser multicor!
Juros altos travam crédito para 80% das indústrias, revela pesquisa
Cortes orçamentários ao ensino e pesquisa públicos em 2026
A nova corrida pela eficiência: por que a gestão de processos volta ao centro da estratégia
TJ manda instituição financeira quitar débitos de veículo
Estado: Hospital Central começa a atender pacientes nesta 2ª feira
Prazo para regularização eleitoral se encerra em 6 de maio
Polícia Civil reforça combate às facções criminosas no Estado
Colapso Teocrático