Quéren-Hapuque / Setasc-MT
O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes deram início às atividades da 5ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, na terça-feira (17). As ações foram pontuadas com a inauguração de um elevador, no Palácio Paiaguás, e a entrega do Prêmio Maria Auxiliadora "Dodora", com a participação de representantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
A programação terá ainda atividades esportivas e o 1º Desfile de Moda Inclusiva e Acessível, em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro.
O governador Mauro Mendes pontuou que a instalação do elevador promove a inclusão social das pessoas com deficiêcia e que o Estado deve olhar com sensibilidade a todos os cidadãos.
“Foi uma surpresa grande quando assumimos o Palácio, ver que em 40 anos de existência da sede do poder estadual não existia uma estação elevatória para as pessoas com deficiência. Constatamos isso logo na primeira semana e demos o processo de encaminhamento para, finalmente hoje, inaugurarmos esta plataforma neste ato. O Governo tem atuado de forma transversal, engajado na melhoria da qualidade de vida da população como um todo", disse Mendes.
A primeira-dama Virginia Mendes ressaltou que irá atuar, por meio do programa SER Inclusivo, com ações de conscientização e promoção da defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
"Dentro do escopo do programa, iremos atuar sempre pautados na Superação, na Esperança e no Respeito. Quero agradecer a acolhida que os membros do Conede e da superintendência da Pessoa com Deficiência, em nome da Taís Aminata, tiveram comigo e por me envolverem nesta ação tão importante e especial", afirmou ela.
Na avaliação do presidente do Conede, Luiz Carlos Grassi, a construção da plataforma representa muito mais do que só acessibilidade, representa respeito e inclusão social.
"Esperamos que essa iniciativa do Governo cause um ciúme positivo para que os outros também tenham essa atitude. É preciso avançar muito na acessibilidade das nossas cidades e locais públicos, principalmente”, pontou Grassi, que é deficiente visual.
Desfile inclusivo
Virginia Mendes é a embaixadora do 1º Desfile de Moda Inclusiva e Acessível, uma das atividades que compõem a programação da 5ª Semana da Pessoa com Deficiência e que será realizado no sábado (21.09), às 18 horas, no Shopping Estação Cuiabá.
“O desfile é apenas uma das ações que iremos realizar com o olhar totalmente voltado às pessoas com deficiência. Quero agradecer a homenagem com o Prêmio Dodora, que representa a luta de dezenas de pessoas, encabeçada pela ex-primeira-dama Maria Ligia Garcia, que resultou na fundação do Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa, o Cridac, tão importante para o atendimento às pessoas com deficiência”, falou a primeira-dama.
Prêmio Dodora
O Prêmio Dodora homenageou 76 pessoas que de alguma forma se destacaram na defesa dos direitos da pessoa com deficiência em Mato Grosso. As indicações foram realizadas pelas entidades voltadas à causa. Maria Auxiliadora (Dodora), uma das idealizadoras do primeiro espaço de atendimento de saúde de reabilitação do Centro-Oeste e norte do Brasil, dá nome ao Prêmio.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro
PLP 128 reduz incentivos em 10% e altera a lógica do Lucro Presumido