Da Redação
Governador Mauro Mendes (DEM), que está em Brasília acompanhando a tramitação do empréstimo do Estado junto ao Banco Mundial, considerou hoje (3) que a operação "é fundamental para que seja possível quitar a dívida junto ao Bank of América". O pedido de empréstimo do Governo de Mato Grosso junto ao Banco Mundial chegou ao Senado Federal e será lido nesta terça-feira, em plenário.
O Estado ressalta que "a quitação desse empréstimo é uma das metas do Governo na buscar pelo equilíbrio fiscal de Mato Grosso. O valor desembolsado em duas parcelas anuais é elevado e compromete as finanças. A previsão é de que a parcela que deverá ser paga neste mês, caso o empréstimo não seja concretizado a tempo, é de R$ 154 milhões".
O Executivo pontua que "para conseguir aprovar o valor a tempo, o governador ficará na Capital Federal e atuará junto com o senador Jayme Campos no Senado".
“O senador Jayme será o nosso timoneiro aqui no Senado, nessa nossa última etapa para aprovar o empréstimo junto ao Banco Mundial, para quitar o empréstimo no Bank of América. Isso será muito importante para dar o equilíbrio fiscal tanto almejado por Mato Grosso”, destacou Mauro Mendes.
O senador Jayme explicou como será todo o trâmite no Senado e a meta é de que em dois dias todo o processo seja aprovado e a autorização concedida a Mato Grosso.
“Estamos tendo o privilégio de receber o nosso governador Mauro Mendes aqui. Agora a tarde já vai ser lida em plenário a matéria sobre o empréstimo. Após a leitura no Plenário da Casa, a matéria será enviada para a Comissão de Assuntos Econômicos. Feito isso, o presidente da comissão, senador Omar Aziz, vai designar um relator e eu espero que o relator possa, dentro da sua bondade, fazer o relatório ainda hoje, para que amanhã o presidente da comissão possa convocar uma extraordinária, lá na Assuntos Econômicos, feito isso, votado e aprovado, retornamos ao plenário e voltamos ainda que possível amanhã, nem que seja 9 ou 10 horas da noite”, explicou o senador.
Jayme Campos ainda destacou que ele irá se “empenhar o máximo possível, junto com os demais senadores de Mato Grosso, para fazermos com que de fato esse empréstimo se concretize, melhorando a questão das finanças e, sobretudo o ajuste fiscal”.
Mauro Mendes ainda destacou que ficará em Brasília nesta terça e quarta-feira (4) junto com Jayme e a bancada federal para conseguir acelerar o processo.
“Vamos ficar hoje e amanhã aqui em Brasília, e quero agradecer a nossa bancada federal que tem sido muito parceria de Mato Grosso. Quero agradecer aos nossos senadores e a todos que têm nos apoiado na busca pelo reequilíbrio fiscal para que possamos consertar o Estado de Mato Grosso”, destacou.
O valor a ser emprestado pelo Estado é de US$ 250 milhões e será utilizado integralmente para quitar o outro empréstimo realizado por gestões passadas junto ao Bank of América. As parcelas a serem pagas pelo Estado serão mensais e com juros menores do que os praticados pelo atual contrato.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Viúva negra: Tribunal do Júri condena casal por crime torpe
Tráfico de drogas na mira: PC de MT integra operação nacional
Mercado financeiro projeta inflação de 4,83% em 2025
Fui professor em escola particular, esse tempo conta como magistério no Regime Próprio em que vou me aposentar?
STF e a chance de corrigir o injusto cálculo da aposentadoria por invalidez
Idoso é preso acusado de maus-tratos de animal e crimes ambientais
Indústria precisa investir na resiliência climática para mitigar riscos e prejuízos?
Setembro: mês do turismo e de novas oportunidades para Várzea Grande
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças