Buscando agilizar os processos de regularização fundiária em Mato Grosso, será realizada na próxima sexta-feira (13), às 10 horas, uma audiência pública, em Cuiabá, com representantes da União, Estado e municípios. A reunião foi pedida pelo deputado federal Nelson Barbudo (PSL) e aprovada pela Comissão de Agricultura Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. O evento será realizado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
O encontro servirá para avaliar as metas e resultados efetivos das ações de regularização fundiária, tornadas possíveis a partir da sanção da Lei 13.465 (a Lei da Regularização Fundiária, de 2017).
O debate também abordará as dificuldades e probabilidades de agilidade dos processos de regularização fundiária que vêm sendo conduzidos desde então, em Mato Grosso. No requerimento, Barbudo lembra que a mesa redonda visa garantir o direito social à moradia de seus ocupantes, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Deverão participar da audiência o Secretário Especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luiz Antônio Nabhan Garcia, e autoridades estaduais e municipais.
A Lei 13.465 foi criada para agilizar os processos de regularização fundiária, principalmente na Amazônia. O texto menciona ainda que a lei também trata de regularizações em áreas urbanas, liquidação de créditos concedidos a assentados da reforma agrária, mecanismos para desburocratizar processos de alienação de imóveis da União e outras diretrizes visando agilizar a regularização fundiária no país.
Informações da Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro