• Cuiabá, 23 de Novembro - 2025 00:00:00

TCE alerta mais 2 municípios sobre despesas com pessoal que atingem LRF


Da Redação

Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu nesta semana mais termos de alertas sobre os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) - atingidos em cheio no quesito "despesas com pessoal". Desta vez, o conselheiro interino, Isaias Lopes da Cunha, emitiu termos de alerta de "extrapolação de limites da LRF" a dois municípios cujas contas de 2019 estão sob a sua relatoria - São José dos Quatro Marcos e Pedra Preta. 

Segundo o TCE, o município de São José dos Quatro Marcos ultrapassou o limite de alerta ao comprometer mais de 48,6% de sua receita corrente líquida com despesa com pessoal. Já o município de Pedra Preta ultrapassou o limite máximo (54%).

Os termos de alerta foram emitidos com base na análise do acompanhamento, pela Secretaria de Controle Externo (Secex) de Receita e Governo, do Relatório Resumido de Execução Orçamentaria e do Relatório de Gestão Fiscal referentes aos primeiros meses de 2019. O TCE ressalta que Pedra Preta também foi notificada por descumprir o artigo 22 da LRF, já que aumentou o gasto com pessoal nos primeiros meses de 2019 "apesar de ter sido alertada pelo Tribunal de Contas ano passado pelo mesmo problema".

São José dos Quatro Marcos, Pedra Preta e também os municípios de Alto Boa Vista, Carlinda, Castanheira, Indiavaí, Nova Lacerda, Nova Xavantina e Vera receberam alertas em razão da baixa efetividade na realização de receitas, comparando-se a previsão para o exercício e os valores realizados no período analisado pela Secex de Receita e Governo.

Vale lembrar que recentemente o TCE emitiu o mesmo termo de alerta de LRF aos gestores dos municípios de Colniza, Juara e Porto dos Gaúchos, por "ultrapassarem o limite de despesas com pessoal previsto na legislação".

 

Com informações TCE




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: