Da Redação
Prefeitura de Cuiabá destaca que "o Pronto Socorro da Capital é historicamente a unidade hospitalar mais demandada do estado de Mato Grosso, pois recebe pacientes de várias cidades do interior e até mesmo de outros estados e países. Com 263 leitos, a unidade constantemente funciona com um quantitativo maior de pacientes, que chegam diariamente nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU".
Nesse sentido, pontua que "como as unidades de saúde de Cuiabá não negam atendimento a nenhum cidadão, a alta procura no Pronto Socorro tem ocasionado frequentemente retenção das macas do SAMU, para que o paciente fique devidamente acomodado quando não há leitos disponíveis".
Para discutir essa questão e chegar a uma solução viável para todos, o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho reuniu-se na semana passada com o secretário de estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, além do secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes e a equipe técnica das 3 secretarias.
Tanto o secretário de Cuiabá quanto o de Várzea Grande explicaram que a única razão para a retenção das macas é a superlotação das unidades e durante a reunião as gestões do estado e dos dois municípios chegaram a um acordo para evitar a sobrecarga dos prontos socorros. “Sempre que as ambulâncias do SAMU socorrem alguém já levam diretamente para o Pronto Socorro de Cuiabá ou de Várzea Grande. Ficou decidido que o SAMU deverá melhorar o protocolo dos pacientes, para não sobrecarregar o Pronto Socorro. Neste caso eles deverão ser levados para UPAs e Policlínicas também, caso realmente tenham o perfil para serem atendidos lá. Desta maneira conseguiremos evitar que as unidades fiquem lotadas”, explicou o secretário Luiz Antonio Pôssas de Carvalho.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Combate à pedofilia: PF prende homem por armazenar arquivos
Nova Ordem Autoritária - Grupo de países liderados por China e Rússia desafiam instituições democráticas
Tribunal de Justiça condena companhia aérea por atraso em voo
Estudo: setembro começa com leve alta no custo da cesta básica
Controvérsia judicial acerca das limitações da compensação de créditos judicias
Tribunal do Júri condena a 18 anos de prisão homem que matou jovem
PF derruba esquema de usurpação e extração ilegal de ouro
Alerta do TJ: golpistas enviam mensagens com links falsos em nome de Fórum
AL: CST da Enfermagem debate proteção a profissionais da saúde
Infraestrutura: Governo confirma R$ 220 mi em obras no Estado