Da Redação
“As fake news são práticas de pessoas irresponsáveis, causando danos à sociedade e tirando a credibilidade das redes sociais, pois muita gente repercute e reproduz sem saber se é verdade. Pedimos a colaboração da imprensa para que cheque as fontes antes de dar publicidade”, alertou o governador Mauro Mendes (DEM) nesta quinta-feira (15).
O chefe do Executivo estadual e o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, reiteraram hoje que a população e a imprensa procurem os órgãos de segurança e façam a checagem de qualquer informação falsa que esteja em circulação relacionadas à operação iniciada nesta semana na Penitenciária Central do Estado, na capital. Mendes e Bustamante criticaram as ‘fake news’ que têm sido difundidas irresponsavelmente, causando pânico à sociedade.
A operação na PCE tem objetivo de fazer uma faxina geral nas dependências da carceragem, higienização, retirada de materiais em excesso e, posteriormente, a reforma das celas de todos os raios da unidade prisional. “A equipe do Sistema Penitenciário está atuando com todo profissionalismo para melhorar a segurança dentro da penitenciária”, acrescentou Mauro Mendes.
Bustamante reafirmou que todas as forças policiais trabalham para proporcionar segurança e pediu à população que faça checagem das fontes das informações, pois o que vem sendo difundido não condiz com a realidade. “Peço à sociedade que toda vez que chegar algo sobre o sistema prisional, que cheque antes. Causa tumulto à área de segurança, inclusive a circulação de informações que são de outros estados e disseminam o terror entre a sociedade”.
“Temos trabalhado muito e não é por causa dessa operação que nós vamos mudar nossa rotina. Atuamos diuturnamente para trazer para a sociedade a melhor segurança que a gente tem condição de dar”, reiterou o secretário de Segurança Pública, frisando ainda que a qualquer disseminação de informações falsas será dada a mesma aplicada a uma ocorrência em Lucas do Rio Verde. “Prender quem dissemina esse tipo de informação. A pessoa se aproveita nesse momento para mostrar que participa de algum grupo criminoso. Agimos prontamente e autuamos dentro do que define a lei. Teve um áudio citando uma possível ocorrência no bairro Pirenéu, em Várzea Grande, onde nada foi registrado. Nós estamos inclusive verificando quem foi que divulgou esse áudio e vamos descobrir”, afirmou Alexandre.
O secretário de Segurança tranquilizou a população e reforçou que nenhuma ocorrência fio registrada que pudesse ter qualquer relação com a ação desencadeada na penitenciária em Cuiabá. “Na área de segurança os números permanecem normais, não houve nenhuma alteração. É importante destacar que muitos reeducandos na PCE estão gostando da organização que está sendo realizada no sentindo de que está melhorando a qualidade de vida deles lá dentro. Claro que outros se sentem incomodados por sair da ‘zona de conforto’, destacou o secretário.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio