Da Redação
Prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) defendeu "maior participação dos jovens na política e a construção de uma sociedade com mais justiça social, mais inclusiva, tolerante e plural". O discurso foi pontuado durante cerimônia de posse de conselheiros do Conselho Municipal da Juventude, na sexta-feira (9), no Festival da Juventude, na Orla do Porto.
“Protagonista em uma cidade madura, uma cidade experiente que chega aos 300 anos de história sedenta de progresso e com a energia da juventude, clamando pela participação de jovens para a evolução social, para o desenvolvimento e construção de uma sociedade que não aceite os preconceitos, que não aceite a arrogância, que não aceite a exclusão, porque preconceito, exclusão e arrogância são males que corroem o tecido social. E com a diversidade, a pluralidade e a participação efetiva da juventude, nós temos quase que um compromisso cívico da promoção, da construção de uma sociedade tolerante, de uma sociedade laica, justa, que promova o respeito, a inclusão e a justiça social”, discursou Pinheiro para uma plateia de jovens no Museu do Rio.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo parabenizou o gestor municipal "pelo espírito visionário de resgatar a história de Cuiabá com a retomada de projetos de revitalização do Centro Histórico, com as ações humanizadas da primeira-dama e agora com a criação do Conselho Municipal da Juventude (Conjuve)".
“Vossa excelência olha o futuro, e o futuro está aqui, não só pensando na juventude, mas criando instrumentos legais para que essa juventude possa, com as próprias mãos, escrever o seu futuro, e isso é o mais bonito que vemos em sua gestão, quando você dá autonomia para a Secretaria, por meio do turismo, do esporte e da cultura protagonizar a geração futura, é o sonho de Cuiabá, pensando Cuiabá não só nos 300 anos agora, mas nos próximos 300. Parabéns a vossa excelência, parabéns aos conselheiros”, assinalou Vuolo.
O secretário de Educação, Alex Passos, disse que "hoje estamos com 400 jovens de nossas escolas aqui e tive a grata notícia de que 5 adolescentes que fizeram seus cadastros já saíram daqui empregados em seu primeiro emprego. Então, nós somos vencedores num país de 14 milhões de desempregados. Então, parabéns prefeito".
O conselheiro e representante da juventude secundarista, Juares França falou sobre a importância do Conjuve como canal de comunicação entre poder público e juventude cuiabana.
“O município vem criando esses canais, que não só como hoje no festival, mas um canal que vamos conseguir efetivar a participação dos jovens na gestão municipal, resgatar o plano municipal da juventude, para que a gente consiga ter políticas públicas voltadas para os jovens e para os que mais precisam, para os jovens que estão lá nos bairros, no Pedra 90, no Ribeirão do Lipa, que muitas vezes não é assistido, que não tem a política próxima do seu cotidiano, este é o espaço, o Conjuve é a ferramenta que vai dialogar com esses jovens e trazer as demandas para o Município”, disse Juares.
A presidente do Conselho Nacional da Juventude, Thaís Brazil destacou a valorização da autoestima da juventude com a criação do Conselho e a realização do Festival da Juventude.
“Hoje nós temos um exemplo aqui da diversidade da juventude cuiabana, o festival demonstra que o jovem precisa ser cuidado desde a saúde, lazer, educação, diversão, hoje o festival contempla a autoestima da juventude plural, de meninos e meninas, LGBT, do esporte, da que está nas escolas, da que trabalha. Então o meu desejo para a juventude cuiabana é que o que se comenta aqui hoje seja o futuro de fato pra nossa capital, e para Mato Grosso como um todo, porque trabalhar na capital é de fato estar à frente e dando exemplo para Mato Grosso. E é o que hoje, a juventude de Cuiabá, juntamente com o belíssimo trabalho da Prefeitura e das secretarias responsáveis está mostrando e cuidando da autoestima a da juventude cuiabana”, disse Thaís.
Além da posse dos conselheiros durante a tarde, o Festival da Juventude contou com shows musicais e apresentação culturais durante a noite. O evento foi uma realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo em parceria com a Secretaria de Educação e parceiros, como OAB, PRF, IFMT, CIEE, FAUC, Fórum Mato-grossense de Capoeira e Rotaract Club de Cuiabá.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio