Da Redação
Mantendo a dinâmica de cobrança de revisão da planta genérica dos municípios, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) puniu mais um prefeito por não aumentar o IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano. Desta vez, as sanções se referem ao prefeito de Comodoro, Jeferson Ferreira Gomes, que "descumpriu as determinações contidas no Acórdão 361/2017 do TCE, que tratam da Planta Genérica de Valores (PGV)" - que funciona como base de cálculo do IPTU.
Foi determinado ao gestor a atualização da PGV até 31/12/2017, para que tivesse efeito tributário no exercício de 2018; além do encaminhamento do cronograma de atualização da Planta Genérica de Valores do município à Corte de Contas em 90 dias.
O Acórdão é resultado de um Levantamento realizado pela Secretaria de Controle Externo de Receita e Governo do TCE-MT nos municípios para avaliar o comportamento de cada ente municipal em relação à Planta Genérica de Valores, que influencia diretamente na receita do município.
O TCE destaca que "o Levantamento buscava estimular o município a criar e manter atualizada a sua PGV, a fim de elevar a arrecadação própria e reduzir a dependência dos repasses estaduais e federais".
O Monitoramento do cumprimento de determinação do TCE-MT foi julgado na sessão ordinária da quinta-feira (01/08) da 2ª Câmara. Foi vencido o voto do relator, conselheiro interino João Batista Camargo, que determinou aplicação de multa e recomendações à atual gestão. Venceu, por maioria, o voto divergente do conselheiro interino Isaias Lopes da Cunha, pela não aplicação de multa e recomendações. O voto divergente foi acompanhado pelo conselheiro interino Moises Maciel.
Com informações TCE
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio