Da Assessoria
No próximo dia 07 de agosto acontece o evento “Do Consultório às Políticas Públicas: o enfrentamento da violência contra as mulheres negras”, uma continuidade das ações da Comissão de Direitos Humanos e Públicas (CDHPP) em conjunto com a Comissão de Relações Étnico-Raciais, do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18-MT).
O encontro será na sede do CRP 18-MT, a partir das 18h30. O intuito do evento é priorizar as temáticas em torno da saúde mental, promovendo alinhamento entre as (os) profissionais da psicologia e a proposta do Sistema Conselhos de Psicologia no enfrentamento às diversas formas de opressão e violência.
Esta segunda edição do encontro, traz um problema sério no país. O Mapa da Violência mostra que enquanto o homicídio de mulheres negras cresceu 54,2% entre 2003 e 2013, no mesmo período, o homicídio de mulheres brancas caiu 9,8%.
É preciso trazer esta discussão para dentro da Psicologia, porque a violência contra a mulher negra também vai muito além da física, pois, o Mapa da Violência também revela que dos cerca de 30 mil jovens entre 15 e 29 anos assassinados por ano no Brasil, 93% são homens e 77% são negros, sendo assim, do outro lado se tem uma mãe negra chorando a dor da perda de um filho.
Para debater o assunto, foram convidadas para compor a mesa as psicólogas Andreia Dembiski e Naiana Gonçalves, a advogada Naryanne Souza – vice-presidente da Comissão de Defesa e Igualdade Racial da OAB/MT, membro do Fórum de Mulheres Negras de Mato Grosso e do Centro Nacional da Cidadania Negra/MT, além de Thaís Marques – representante do Núcleo Indígena e Preto de Práticas Psicológicas (NIP) do Serviço de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro
PLP 128 reduz incentivos em 10% e altera a lógica do Lucro Presumido
Janeiro Branco destaca o papel do farmacêutico no cuidado à saúde mental
Estado alerta: RGA de 4,26% provoca impacto de R$ 1 bilhão
Consignados: Governo aciona Justiça para manter suspensão