Da Redação
O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por quatro votos a três, decidiu trancar e arquivar o inquérito policial relativo à campanha eleitoral de 2014, por suposta compra de votos contra a deputada estadual Janaina Riva (MDB) e à mãe dela, Janete Riva, que à época concorreu coma candidata ao governo do estado.
A decisão do pleno proferida durante sessão desta terça-feira (30) acatou argumentação da defesa da parlamentar, que impetrou um habeas corpus sob a alegação de excesso de prazo nas investigações.
“Decidimos impetrar esse HC justamente porque ao final do inquérito, depois de 5 anos de tramitação, delegado chegou a conclusão de que não haviam elementos para indiciar a Janaina e a Janete e o promotor concordou, mas a juíza de primeiro grau invocou o artigo 28 do Código de Processo Penal e queria mandar para a Câmara Revisional, em Brasília, para que houvesse uma reanálise para ver se entraria com a ação ou não. Nós entramos com o Habeas Corpus e a tese que prevaleceu por quatro votos a três, foi de excesso de prazo nas negociações. Ou seja, se em 5 anos não chegaram a conclusão algum, o cidadão tem direito à duração razoável do processo e isso se aplica aos inquéritos também. Então como não chegaram a uma conclusão em todo esse tempo, o único caminho seria trancar esse inquérito por excesso de prazo”, explica o advogado Rodrigo Cyrineu.
A investigação arquivada nesta terça-feira foi baseada em uma denuncia anônima feita à Justiça Eleitoral à véspera das eleições de 2014. A denúncia tratava de suposta prática de compra de votos que teria sido praticada por Janaina e Janete Riva no município de Brasnorte. Ao longo de 5 Anos de investigação nada ficou comprovado, considera a assessoria.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio