Da Assessoria
O vereador Vinicyus Hugueney (PP) defendeu que a Câmara de Cuiabá discuta a proposta que visa a concessão de alvará para os optometristas por parte do município. Um projeto de lei que trata do assunto tramita no Legislativo e o parlamentar entende que é de fundamental importância que oftalmologistas, por exemplos, sejam ouvidos antes que os vereadores apreciem a matéria. A expectativa é que o tema seja tratado em agosto, quando a Câmara volta do recesso.
Para Hugueney, a proposta é extremamente controversa, uma vez que acaba por regulamentar a profissão, algo que não é competência do município. “A Constituição Federal é clara, em seu artigo 22, que é competência da União a regulamentação de profissões. Neste sentido, estaríamos fazendo algo que é inconstitucional”, afirmou o vereador.
As únicas leis que tratam deste assunto, destacou Vinicyus, são dois decretos e em ambos há limitações à atividade, o que justifica a não regulamentação para concessão do alvará. “Um dos decretos proíbe, terminantemente, que optometristas tenham consultórios para atender clientes. Além disso, eles não podem indicar o uso de lentes, sob pena de exercício ilegal da medicina”.
O parlamentar sustentou que há dezenas de decisões judiciais, em todas as instâncias, que vão no sentido de se proibir a abertura de consultórios e a concessão de alvarás, como pretende o projeto de lei. “É preciso ter muita cautela ao analisar esta proposta, porque ela contraria a jurisprudência e invade uma competência exclusiva dos deputados federais e senadores. Há limitações à atividade e elas devem ser respeitadas”.
Como exemplo, o vereador citou uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de fevereiro deste ano, que manteve a vedação da prescrição de lentes por parte destes profissionais. “O Tribunal de Justiça de São Paulo, também neste ano, negou recurso a uma associação, que pretendia obter o mesmo alvará, na cidade de Marília. Estas coisas precisam ser levadas em consideração por nós vereadores”, pontuou Vinicyus.
Como uma atividade médica, apenas os oftalmologistas podem realizar exames da visão e prescrever lentes e outros tratamentos. Já o optometrista tem sua função restrita à área técnica das óticas, tratando de assuntos relacionados com a confecção das lentes.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio