Da Redação
A Assembleia Legislativa aprovou com 15 votos favoráveis e 7 contrários - em primeira votação, numa sessão tumultuada nesta quinta-feira (18), o Projeto de Lei Complementar (PLC) 53/2019 – que prevê a reinstituição dos incentivos fiscais no Estado de Mato Grosso. A sessão foi marcada por protestos de trabalhadores da Educação - em greve mantida sob alerta do Governo de impedimentos legais e de ordem financeira.
Com a aprovação do texto original, a expectativa se atém à votação do substitutivo integral – que deverá contemplar ajustes conforme debates em comissões e grupos de trabalho – em ações intermediadas pelo Poder Legislativo.
O bloco da oposição acentuou o tom das críticas hoje, na tentativa de barrar a votação da matéria no formato original – leia-se os deputados Lúdio Cabral, Valdir Barranco, ambos do PT e Wilson Santos (PSDB).
Líder do Governo, deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), considerou o empenho da Casa de Leis para evoluir sobre a questão, asseverando o compromisso de avançar no substitutivo integral – em negociação com os setores produtivos, comércio e indústria.
Dilmar frisou ainda o campo de em que “o PLC busca o equilíbrio entre AL, o setor e o Governo do Estado” nas negociações.
Secretário-geral, deputado Max Russi (PSB), acentuou a necessidade de votação da Mensagem, em que pese a "faca no pescoço" dos parlamentares - fazendo menção à urgência relativa ao prazo final - no dia 30 deste mês. No entanto, lembrou que a matéria receberá alterações em substitutivo e ainda por meio de emendas.
Oposição
Deputado Wilson Santos, desafeto do governador Mauro Mendes, alfinetou o Executivo estadual ao cobrar resultados sobre a economia da administração pública. O parlamentar também criticou veementemente a decisão do Governo de prorrogar o Decreto de Calamidade Financeira no Estado – frisando negativa da AGU sobre o estado de calamidade.
Para o Executivo, o decreto de calamidade assegura a continuidade das ações sobre contenção de despesas na máquina pública.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio