Sonia Fiori - Da Editoria
No comando do advogado Francisco Faiad, o MDB de Cuiabá dá início às articulações que visam a reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro. Forte pré-candidato na opinião de analistas políticos, o gestor da Capital Mato-grossense, que tem a seu favor resultados da administração pública, faz questão de frisar que ainda não decidiu sobre o processo eleitoral. Já o MDB, expressa confiança sobre os planos políticos em 2020.
Nesta Entrevista da Semana ao FocoCidade, Faiad assinala um campo de trabalhos, apostando no projeto à reeleição do prefeito e na vasta seara de alianças, que movimenta pelo menos 10 legendas nos bastidores numa “disputa à parte” sobre eventual ocupação do espaço à vice de Pinheiro.
É nesse terreno que o DEM, como pontua o presidente do MDB, poderá fazer parte da composição pró-Emanuel Pinheiro, em que pese a reação contrária do presidente estadual do Democratas, Fábio Garcia. Para isso, o MDB alinha discussões com uma ala do Democratas aberta ao debate.
O projeto à reeleição do prefeito conta ainda com o poder de Carlos Bezerra, um mestre na arte da política estratégica e que dado o atual quadro, exercerá papel fundamental nas ações que buscam aliança com o DEM.
“Fábio Garcia tem sua posição, mas que não pode ser a majoritária do DEM”, observa Faiad ao destacar interpretação de que “resquícios” entre o prefeito e o governador Mauro Mendes “estão superados”.
Confira a entrevista na íntegra:
Como presidente do diretório do MDB de Cuiabá, quais as principais ações com vistas às eleições 2020?
Estamos reunindo os companheiros, os segmentos do partido, com o objetivo de fortalecer a candidatura à reeleição do Emanuel Pinheiro a prefeito de Cuiabá, bem como a montar uma chapa bastante competitiva e representativa de candidatos a vereadores. Estamos conversando com diversos partidos demonstrando os trabalhos desempenhados por Emanuel nesta gestão afim de trazê-los para o arco de alianças para uma composição bastante ampla visando a reeleição. Estamos dialogando com os mais variados grupos sociais buscando filiações para agregar os mais diversos setores dentro do partido. Emanuel é nosso candidato à reeleição.
Recentemente, em que pese o campo favorável ao projeto à reeleição, o prefeito fez questão de frisar que “ainda não decidiu” sobre o assunto. Como interpreta essa posição, considerando o vasto leque de legendas que desde já afiançam os planos?
Ainda estamos há mais de um ano das eleições. Emanuel tem que focar na gestão. Quem deve cuidar da questão política, de 2020, é o partido, e o partido está fechado com Emanuel à reeleição.
Qual o prazo ideal para que o prefeito se posicione oficialmente sobre as eleições 2020 – sem oferecer riscos aos planos do partido?
Penso que próximo das convenções, em meados do ano que vem.
Nos bastidores há uma disputa acirrada pela ocupação da vice do prefeito – apostando na reeleição. Como a legenda trabalha essa pré-aliança e na sua opinião, o melhor perfil para esse espaço?
Vários partidos já demonstraram interesse em indicar o vice. Mas também essa decisão deverá aguardar as convenções do ano que vem. Aí sim os partidos do arco de aliança deverão se reunir e escolher o melhor perfil.
O MDB na base de sustentação do Governo na Assembleia Legislativa pode representar um “elo” mais forte nas costuras com o DEM para eventual apoio ao projeto de reeleição do prefeito?
Estamos em constante conversação com o DEM. É um partido aliado ao MDB estadual e que, através de inúmeras lideranças, já demonstrou interesse em caminhar conosco em 2020. Seria muito bom para o Estado e para Cuiabá que essa aliança acontecesse, para juntos enfrentarmos os problemas que Mato Grosso e a capital do Estado possuem, afim de melhorar a vida das pessoas.
Nessa seara, qual o papel do presidente estadual do MDB, Carlos Bezerra?
Bezerra é uma liderança inconteste. Experiente e inteligente. E é fundamental para a reeleição do Emanuel, para construção das alianças, inclusive com o DEM e será muito importante para a vitória desse projeto.
O presidente estadual do DEM, Fábio Garcia, que não esconde a contrariedade sobre essa aliança e confirma ações para lançamento de projeto próprio, pode na sua leitura ser superado dentro do DEM – já que vários nomes de líderes do Democratas como o senador Jayme Campos são simpáticos às discussões?
Fábio Garcia tem sua posição, mas que não pode ser a majoritária do DEM. Tenho certeza que, como democrata que é, se curvará à vontade de outros líderes da legenda, e da base do partido, que tem demonstrado muita simpatia pela reeleição do Emanuel. Além disso, pelas raízes que possui em Cuiabá, certamente desejará o melhor para a cidade, e o melhor é Emanuel reeleito.
Os “resquícios” entre o governador Mauro Mendes e o prefeito Emanuel Pinheiro representam uma preocupação ao partido?
Esses resquícios já estão superados. Todos querem uma Cuiabá melhor, mais justa, mais humana. E o trabalho empreendido por Emanuel neste primeiro mandato garante um ótimo futuro para a Capital. Todos trabalhando num projeto comum, num programa de governo que atenda as necessidades dos nossos munícipes, certamente farão com que o governador e seu partido caminhem conosco em 2020.
Próximos do prefeito Emanuel Pinheiro assinalam pesquisas de consumo interno que indicariam, no atual cenário, grandes chances de vitória se as eleições fossem hoje – com base em resultados da administração da Capital. Um nome como adversário do prefeito, com aval do governador, representaria na sua análise uma dura disputa considerando as “forças” políticas?
Eu não acredito que o governador lance um candidato contra Emanuel. Mas se acontecer estaremos preparados para enfrentá-lo, mostrando o que foi feito e o que ainda se fará por Cuiabá. Mas eu acredito numa composição.
Perspectivas sobre o processo eleitoral 2020.
Cuiabá estará melhor em 2020. Uma cidade mais humanizada, com a saúde e a educação mais abrangentes, infraestrutura avançada, os servidores públicos respeitados, transporte público atendendo mais e melhor nossa população, parques, asfalto, obras sendo realizadas por todo canto, apesar da crise econômica do nosso Estado e do país. Enfim, Emanuel terá o que mostrar. O MDB estará firme, com os demais partidos aliados, colhendo propostas e firmando compromissos de melhorar ainda mais nossa capital. É óbvio que eleição é sempre um processo complicado, difícil, mas tenho certeza que terminaremos 2020 com a manifestação de aprovação da gestão, para que Emanuel possa prosseguir trabalhando por nossa Capital com o mesmo afinco e dedicação que tem se portado à frente do Alencastro.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tribunal do Júri condena a 18 anos de prisão homem que matou jovem
PF derruba esquema de usurpação e extração ilegal de ouro
Alerta do TJ: golpistas enviam mensagens com links falsos em nome de Fórum
AL: CST da Enfermagem debate proteção a profissionais da saúde
Infraestrutura: Governo confirma R$ 220 mi em obras no Estado
Operação da PC e Vigilância Sanitária interdita clínica de estética
Governo mira pequenas e médias empresas para fechar rombo fiscal
Governo garante gás de graça para 15,5 milhões de famílias
Tribunal do Júri: homem acusado de homicídio é condenado a 12 anos
Tarifaço e seu alerta para o Brasil valorizar sua indústria