Da Redação
A concessionária da Ferrovia Vicente Vuolo, no trecho Rondonópolis a Cuiabá até o Médio Norte do Estado, confirmou na segunda-feira (8) o interesse em consolidar o traçado. O diretor Guilherme Penin, da empresa que detém a concessão, disse que os recursos – em torno de R$ 4 bilhões para o trecho até Cuiabá – já estão disponíveis para serem aplicados.
A empresa também disse que "já tem comprovada a viabilidade técnica e econômica da ferrovia, já que Cuiabá pode representar 20 milhões de toneladas/ano de produtos industrializados, combustíveis etc".
A audiência pública foi promovida pelo Senado Federal e a Assembleia Legislativa. Para que os trilhos cheguem a Cuiabá e ao Médio Norte do Estado, a empresa aguarda decisão do Tribunal de Contas da União, que avalia a possibilidade de renovação da concessão no trecho paulista da ferrovia, que requer investimentos para suportar um aumento no volume de cargas transportadas até o porto de Santos (SP).
"É nesse sentido que estamos trabalhando", considerou o senador Wellington Fagundes, que requereu a audiência pública. Segundo ele, a bancada federal de Mato Grosso já esteve reunida com o ministro do TCU, Augusto Nardes, argumentando sobre a importância do prolongamento dos trilos da Ferrovia Vicente Vuolo até Cuiabá e o Médio Norte do Estado.
Pontuou que "o mesmo trabalho vem sendo feito na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que analisa o projeto de expansão da ferrovia, apresentado pela concessionária". O diretor da ANTT, David Barreto, que participou da audiência, disse que vai colocar uma equipe técnica do órgão para agilizar os estudos para que a “ferrovia se torne realidade no menor tempo possível”.
Quem também confirmou o interesse do governo federal na obra é o general Jamil Megid, secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura. Segundo ele, o governo federal quer ver a ferrovia se tornar realidade e atender a boa parte da demanda de logística de Mato Grosso.
O deputado estadual Carlos Avalone, que também requereu a audiência, disse estar otimista. “Já temos o interesse da empresa e a confirmação de que Cuiabá tem como viabilizar cargas suficientes para essa ferrovia. Então, agora precisamos avançar rápido”.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio
Gestão documental: a base para transformar IA em vantagem competitiva