• Cuiabá, 15 de Setembro - 2025 00:00:00

Concessionária diz que já tem comprovada a viabilidade técnica e econômica da ferrovia


Da Redação

A concessionária da Ferrovia Vicente Vuolo, no trecho Rondonópolis a Cuiabá até o Médio Norte do Estado, confirmou na segunda-feira (8) o interesse em consolidar o traçado. O diretor Guilherme Penin, da empresa que detém a concessão, disse que os recursos – em torno de R$ 4 bilhões para o trecho até Cuiabá – já estão disponíveis para serem aplicados.

A empresa também disse que "já tem comprovada a viabilidade técnica e econômica da ferrovia, já que Cuiabá pode representar 20 milhões de toneladas/ano de produtos industrializados, combustíveis etc".

A audiência pública foi promovida pelo Senado Federal e a Assembleia Legislativa. Para que os trilhos cheguem a Cuiabá e ao Médio Norte do Estado, a empresa aguarda decisão do Tribunal de Contas da União, que avalia a possibilidade de renovação da concessão no trecho paulista da ferrovia, que requer investimentos para suportar um aumento no volume de cargas transportadas até o porto de Santos (SP).

"É nesse sentido que estamos trabalhando", considerou o senador Wellington Fagundes, que requereu a audiência pública. Segundo ele, a bancada federal de Mato Grosso já esteve reunida com o ministro do TCU, Augusto Nardes, argumentando sobre a importância do prolongamento dos trilos da Ferrovia Vicente Vuolo até Cuiabá e o Médio Norte do Estado.

Pontuou que "o mesmo trabalho vem sendo feito na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que analisa o projeto de expansão da ferrovia, apresentado pela concessionária". O diretor da ANTT, David Barreto, que participou da audiência, disse que vai colocar uma equipe técnica do órgão para agilizar os estudos para que a “ferrovia se torne realidade no menor tempo possível”.

Quem também confirmou o interesse do governo federal na obra é o general Jamil Megid, secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura. Segundo ele, o governo federal quer ver a ferrovia se tornar realidade e atender a boa parte da demanda de logística de Mato Grosso.

O deputado estadual Carlos Avalone, que também requereu a audiência, disse estar otimista. “Já temos o interesse da empresa e a confirmação de que Cuiabá tem como viabilizar cargas suficientes para essa ferrovia. Então, agora precisamos avançar rápido”.




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