Da Assessoria
Um dos maiores eventos da gastronomia na capital mato-grossense, a 4ª edição do Festival do Chocolate de Mato Grosso vai acontecer nos dias 26, 27 e 28 de julho, no Sesi Papa, no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá. A ideia foi ampliar o local de realização do evento para garantir mais conforto ao público, afinal são cerca de 160 expositores para um público estimado de 40 mil pessoas. Vale destacar que a entrada é gratuita.
Segundo a idealizadora e organizadora do Festival, Zilda Castanho, a edição 2019 terá sua decoração inspirada em Cuiabá 300 anos e vai trazer mais inovações, como um concurso de bolo cenográfico inspirado no mesmo tema. A proposta, explica ela, é revelar a criatividade dos apaixonados pela confeitaria.
Para aprimorar o Festival cuiabano, Zilda percorreu diversos eventos pelo país, inclusive o tradicional Festival de Chocolate e Cacau de Ilhéus, que está em sua décima edição e se destaca pela organização. “A configuração do Festival baiano é diferente do nosso, até mesmo porquê a região é famosa pela produção de chocolate, reunindo também produtos da agricultura familiar, feitos por cooperativas, associações e assentamentos. No entanto, temos em comum essa vocação de criar ambiente propício para divulgação e comercialização dos produtos e serviços de empresas de todos os portes, especialmente o empreendedor individual, a confeiteira, a artesã, o cozinheiro”, pontuou.
O Festival tem o chocolate como seu protagonista, porém a cada edição o evento agrega novas opções de sabores, valorizando a diversidade, qualidade e empreendedorismo na gastronomia. Zilda comenta que o Festival do Chocolate envolve as tradicionais empresas de doces da capital, além de salgados, comidas saudáveis, artesanato, moda, plantas naturais e oficinas gratuitas.
Para se ter uma ideia das delícias servidas no evento, o público se depara com chocolate em barras e compondo diversas receitas, como sorvetes, bolos de pote, tortas, sobremesas. Mas vai além se tornando uma verdadeira vitrine da produção autoral e saborosa do segmento de comidas e bebidas de Mato Grosso. A empresária do segmento de chocolates, Fabiane Louly, que participa desde a primeira edição do Festival, comenta que a Louly Chocolates está preparando sabores exclusivos para esta edição. Desde a segunda edição do evento, porém no segmento de comidas salgadas, Janildo da Divina Batata explica que em quatro anos de história a marca já desenvolveu 15 sabores, processando mais de 1 tonelada de batatas por mês. “Estamos testando novas receitas para o Festival. No ano passado levamos o Gellato de batata doce e foi um sucesso”, comemora.
A empresária Anna Carolina L Barbosa Colombo, da Sannta Doçura, que atua com doces para festas e casamentos, pontua que uma das características do Festival do Chocolate é a afetividade: “Empresas familiares ficam ainda mais unidas pois todos se envolvem no feitio do produto, colocam a mão na massa, até a comercialização nos dias do evento, que atrai meu público alvo. Ele restaurou o meu negócio e a minha família, veio para mudar a nossa história”.
Já Mariana Prata Aguiar, da Quitandas da Vó Rita, comenta que é a sua primeira participação no evento e está ansiosa para servir as petas feitas artesanalmente com polvilho doce em seis sabores como tradicional; cebola, alho e salsa; pimenta; queijo; multigrãos e beterraba.
Artesanato e Moda – O Festival do Chocolate abre espaço para o artesanato, a moda, tendências. Assim, diversas artesãs, empreendedoras e apaixonadas pelo acabamento perfeito, linhas e tecidos expõem suas peças. A artesã Célia Cardoso, das Coisinhas da Vovozinha, que atua com laços, arcos, faixas de bebês feitos artesanalmente, destaca a organização do evento. Esta é a sua terceira participação e já começou a criar peças inspiradas no Festival. “É maravilhoso, sempre que participo eu tenho retorno e para nós, artesãos, oportunidades desta natureza são importantes pois incrementam nosso negócio. A minha expectativa é muito grande, tenho certeza de que será ainda melhor”. A empreendedora Loureana Alves Silva, da Inovary Acessórios, conta que lançou a moda afro em acessórios no Festival do ano passado e percebeu que os clientes conquistados na ocasião continuaram. A expectativa também motiva Cristina Ribeiro que atua com cintas modeladoras, que apesar de cinco anos atuando no segmento, há dois anos passou a fabricar seu produto e agora comercializa suas peças não só no ambiente virtual, reconhecendo o Festival como uma excelente oportunidade de divulgação.
Pela primeira vez no Festival, Marcia Rodrigues aposta na moda com temática cristã para conquistar o público. “Com inovação, diferenciação e excelência em qualidade, as peças se destacam também em beleza”, acrescenta. Também pela primeira vez no Festival, Pamela Melo de Castro, da Sal Rosa moda fitness, vai levar o conceito de conforto em vestuário para a prática de atividades físicas: “Para mim o Festival traz um público engajado nas redes sociais e o evento é uma oportunidade de fazer negócios. Comecei como sacoleira, trabalhando também em outras empresas de eventos, resolvi abrir meu próprio negócio e estou com uma ótima expectativa sobre o Festival”.
Idealizado para toda a família, o Festival contará com espaço kids e espaço pet para deixar os animais de estimação, que também terão doces especialmente para eles.
O evento ocorre em parceria com o Serviço Social da Industria (Sesi) e a Universidade de Cuiabá (Unic), apoio da Itaipava e Gráfica Print.
Informações: (65) 98412-9090 (Zilda Castanho) e nas redes sociais Festival do Chocolate de Mato Grosso.
Serviço
4º Festival de Chocolate de MT
Data: 26, 27 e 28 de julho, das 16h às 00h
Local: Sesi Papa, Av. Oátomo Canavarros, S/N, bairro Morada do Ouro, Cuiabá
Entrada gratuita
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Estudo: setembro começa com leve alta no custo da cesta básica
Controvérsia judicial acerca das limitações da compensação de créditos judicias
Tribunal do Júri condena a 18 anos de prisão homem que matou jovem
PF derruba esquema de usurpação e extração ilegal de ouro
Alerta do TJ: golpistas enviam mensagens com links falsos em nome de Fórum
AL: CST da Enfermagem debate proteção a profissionais da saúde
Infraestrutura: Governo confirma R$ 220 mi em obras no Estado
Operação da PC e Vigilância Sanitária interdita clínica de estética
Governo mira pequenas e médias empresas para fechar rombo fiscal
Governo garante gás de graça para 15,5 milhões de famílias