Da Redação
Prefeito Emanuel Pinheiro entregou a terceira etapa do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) - Dr. Leony Palma de Carvalho, nesta sexta-feira (31), em solenidade que contou com a participação dos senadores Jayme Campos (DEM) e Wellington Fagundes (PR) além de integrantes das bancadas estadual e federal.
Marcaram integração ao ato os deputados federais Rosa Neide, Leonardo Albuquerque e Emanuel Pinheiro Neto, o deputado estadual Paulo Araújo, o vice-prefeito Niuan Ribeiro, o presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão, e os vereadores Marcrean Santos, Juca do Guaraná, Marcos Veloso, Adevair Cabral e demais autoridades.
O gestor destacou a estrutura com "mais 90 leitos de enfermarias clínicas adultas e pediátricas, além de um parque tecnológico de imagens, que atenderá os serviços de ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia entregues".
Com os leitos entregues hoje, o HMC passa a ofertar 180 leitos clínicos, que estão montados com equipamentos de última geração.
Devido a um problema de divergência de agendas, o coordenador geral de Atenção Hospitalar do Ministério da Saúde, Rafael Leandro Mendonça não pôde estar presente à solenidade de entrega, mas esteve no HMC na tarde desta quinta-feira para conhecer as instalações, que foram entregues.
“O Ministério da Saúde entende a extrema importância do HMC para o município e para a região. A entrega em etapas é vista com bons olhos pelo Ministério, pois demonstra que o cronograma foi bem planejado e bem estudado, o que nos faz entender que o trabalho foi feito com dedicação e com cuidado. Cada ala sendo inaugurada no seu tempo determinado, favorece o nosso principal objetivo, que é o paciente, o usuário do SUS. Estaremos sempre presentes, acompanhando as entregas de execução do HMC em cada etapa, sempre com caráter orientativo, para que possamos atender melhor a população não só de Cuiabá, mas também de todo o estado de Mato Grosso. Importante ressaltar que dentre os hospitais que estão com os cronogramas prontos, o HMC é um dos principais hospitais em nível nacional, e muito importante para sua região”, considerou o coordenador geral em vídeo exibido durante o evento.
O prefeito Emanuel Pinheiro disse que "o HMC é um marco na saúde pública da capital. Sabemos que ainda temos muitos desafios a enfrentar, mas vamos vencer todos em prol da humanização da saúde. Ver este hospital funcionando é uma realização política e pessoal para mim, principalmente quando ouvimos do representante do Ministério da Saúde, que o HMC está entre os 3 melhores hospitais do Brasil. Ontem mesmo conheci um boliviano que está internado aqui e que elogiou muito o atendimento. Isso é um motivo de grande orgulho para mim”.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Possas de Carvalho destacou que a entrega de mais uma etapa do HMC é uma avanço na média e alta complexidade da saúde municipal e que, além da parte estrutural a Secretaria Municipal de Saúde, está trabalhando a questão do atendimento.
“A mudança que todos nós esperamos é também no atendimento, na humanização e estamos trabalhando nesse sentido. Antes da inauguração de qualquer etapa, testamos exaustivamente tudo o que for necessário para que não haja falhas, pois aqui lidamos com vidas humanas. Aqui é um hospital onde será usada tecnologia de ponta de uma maneira democrática, pois atenderá a todos que não tem condições de pagar pelo tratamento. O HMC será um modelo de qualidade do SUS”, assinalou.
A exemplo da 1ª etapa, onde está funcionando a parte ambulatorial e da 2ª etapa, os pacientes atendidos serão eletivos. Ou seja, a unidade não fará nesta etapa, o atendimento chamado ‘Portas Abertas’ e só receberá pacientes exclusivamente regulados pela Central de Regulação de Cuiabá.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas
TJ: fazenda com herdeira e banco condenado a pagar honorários e custas
Mato Grosso e a incapacidade energética
Família não é salvo-conduto para ferir: acolhimento salva vidas
Receita: MT alcança R$ 40 bilhões em arrecadação de impostos
Integração ministerial
Inovações inconstitucionais na Ação Penal 2668
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada