Já estão abertas as inscrições para o IV Simpósio sobre Dislexia – Um Desafio para a Educação - Desafio, Neurociência, Educação e Qualificação, que será realizado nos dias 23 e 24 de maio no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, localizado na sede da Assembleia Legislativa em Cuiabá.
Os interessados poderão efetuar suas inscrições até o dia 20 de maio exclusivamente pelo link https://www.al.mt.gov.br/institucional/evento/
O evento não tem fins lucrativos. Por isso, para garantir a entrada será cobrado apenas 2 litros de leite, que serão destinados ao Hospital de Câncer e creches municipais.
A discussão a respeito da dislexia é patrocinada por iniciativa do deputado estadual Wilson Santos (PSDB). Com militância na educação e professor por décadas em instituições de ensino, o parlamentar afirma que o debate a respeito da dislexia é necessário para garantir a inserção social de crianças, adolescentes e até adultos que apresentem sintomas da doença. "A exemplo do autismo, que também patrocinei a discussão, o conhecimento a respeito dos dislexos é necessário para evitar qualquer discriminação. Uma sociedade mais humana exige conhecimento para pôr fim às discriminações", afirma.
No primeiro dia do evento o tema central será “O Cérebro e a Dislexia”.
Haverá ainda a palestra da médica Newra Rotta, com o tema Neurologia Infantil.
A profissional se dedica aos estudos de saúde materno infantil atuando principalmente nos temas de Transtorno do Aprendizado, Exame Neurológico Evolutivo e Criança.
Newra Rotta é autora dos livros Transtornos da Aprendizagem, Rotinas em Neuropediatria, Neurologia e Aprendizagem – Abordagem Multidisciplinar e mais recentemente Plasticidade Cerebral e Abordagem.
A presidente da Associação Brasileira de Dislexia, Maria Angela Nogueira Nico, também autora do livro Facilitando a Alfabetização, vai compor a mesa-redonda juntamente com o promotor de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso, Miguel Slhessarenko.
No dia 24 de maio o tema central será “Estilos de Aprendizagem” e “Dislexia na Vida Adulta”. Haverá o depoimento do publicitário e fundador do DislexClub, Felipe Ponce, “o Pippo”, para abordar o tema “Uma História de Sucesso”.
Também marcam presença os conferencistas Lucas Emanuel Ramos Pereira, fonoaudiólogo e mestre em Educação pela Universidade de Ouro Preto (SP) e com a psicóloga Inez Ocanaã de Luca, mestre em Psicologia, pós-graduada em Aprendizagem e membro da Equipe Multidisciplinar da ABD (Associação Brasileira de Dislexia e do Centro Especializado em Distúrbios de Aprendizagem).
Os últimos 20 minutos do evento, compreendidos no período das 21h40 às 22h, serão dedicadas aos questionamentos da plateia. O evento se encerra às 22h com moção de aplausos e encerramento.
O evento tem o apoio da concessionária Energisa, Unimed Cuiabá, Laboratório Carlos Chagas, cooperativa de crédito Sicoob e Faculdade Invest de Ciência e Tecnologia.
Oficinas
O IV Simpósio sobre Dislexia em Mato Grosso vai contar em 2019 com a novidade de oficinas práticas. Trata-se de cursos de curta duração com a entrega de certificados comprovando a carga horária.
Nos dias 23 e 24 de maio, das 9h às 12h, haverá as oficinas com os temas “Sinais, indicativos, escolares e emocionais para Dislexia, Discalculia e Disgrafia e “Estratégia para alunos com problemas de aprendizagem”.
No período das 15h às 18h, serão disponibilizadas as oficinas “Psicomotricidade e Dislexia” e “Intervenção Pedagógica na leitura e escrita por meio de atividades práticas e jogo de regras”.
Os oficineiros serão os doutores e mestres Rauni Alves, Priscila Biaggi Alves de Alencar, Mariana Coelho Carvalho Fernandes e Maria Aparecida Lacerda Novak.
Sobre a dislexia e seus sintomas
A dislexia se origina da dificuldade no desenvolvimento cognitivo e no aprendizado das crianças relacionadas à leitura e à escrita. Consiste na perturbação na aprendizagem da leitura pela dificuldade no reconhecimento da correspondência entre os símbolos gráficos e os fonemas, bem como na transformação de signos escritos em signos verbais. Por isso, o público-alvo para participar do simpósio são profissionais da educação especial.
A dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. (Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002. Essa também é a definição usada pelo National Institute of Child Health and Human Development – NICHD).
Possíveis sintomas de dislexia
Alguns sinais na pré-escola
Dispersão;
Fraco desenvolvimento da atenção;
Atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem
Dificuldade de aprender rimas e canções;
Fraco desenvolvimento da coordenação motora;
Dificuldade com quebra-cabeças;
Falta de interesse por livros impressos.
Alguns sinais na idade escolar
Dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita;
Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);
Desatenção e dispersão;
Dificuldade em copiar de livros e da lousa;
Dificuldade na coordenação motora fina (letras, desenhos, pinturas etc.) e/ou grossa (ginástica, dança etc.);
Desorganização geral, constantes atrasos na entrega de trabalho escolares e perda de seus pertences;
Confusão para nomear entre esquerda e direita;
Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas etc.;
Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas;
Da Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro