Da Redação
O mês de abril registrou a primeira retração da Confiança do Empresário do Comércio (Icec) no ano em Cuiabá. A pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), foi divulgada pela Fecomércio-MT e mostrou uma queda de 1,5% em abril sobre o mês anterior, contabilizando 134,3 pontos.
Todos os subíndices da pesquisa também apresentaram recessão no mês, com destaque negativo para os índices que monitoram as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), de -2,6% e de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), de -2,3%.
Ainda assim, o estudo revelou variação positiva, no índice geral e de seus subíndices, na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o Icec contabilizava 128 pontos em abril do ano passado. A alta observada foi de 4,9%.
As condições econômicas para os empresários do comércio foram as que apresentaram melhor desempenho na pesquisa durante o ano, saindo da zona de insatisfação em abril de 2018, com 93 pontos, para os atuais 110,5 pontos, atingindo uma situação otimista. Na última pesquisa divulgada, 63% dos empresários entrevistados acreditam na melhora da economia.
Apesar dos indicadores mostrarem retração de 1,6% na variação anual para o Indicador de Contratação de Funcionários, de 144,1 pontos em abril de 2018 para 141,7 pontos neste ano, a pesquisa revelou que 85% dos empresários estão dispostos a contratar mais funcionários.
O consultor econômico-tributário da Fecomércio-MT, Múcio Ribas, avaliou que apesar da retração em abril, a avaliação é positiva pois desde setembro de 2018 o índice apresentava forte crescimento. “Ainda há expectativa positiva com datas específica, acreditando que as mudanças em debates nacionais são de fundamental importância para sairmos definitivamente da crise”.
Com Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Aprovado na AL Orçamento 2026 de R$ 41 bi com quase 200 emendas
Consignado de aposentada: TJ manda converter para empréstimo
Interior: PM confirma prisão de homem por violência doméstica
MP: Justiça barra consignados e determina restrições a empresas
A Revolução do Inútil
Governo paga servidores e injeta R$ 1,4 bi na economia
Mercado reduz previsão da inflação para 4,33% este ano
Educar também é celebrar o caminho percorrido
A ceia que cuida, o brinde que respeita e a vida que merece ser celebrada
Verão, família e um brinde arriscado para quem luta contra a dependência