• Cuiabá, 14 de Setembro - 2025 00:00:00

Governo anuncia elaboração de proposta de solução para reabertura da Santa Casa


Da Redação

Governador Mauro Mendes (DEM) anunciou a elaboração "de uma proposta de solução - plano de viabilidade - para a reabertura da Santa Casa de Misericórdia. Por meio de nota, no início da noite de hoje (23), Mendes assinala que a proposta deverá ser apresentada pelo Governo até o final da próxima semana.  

Para essa decisão, o chefe do Executivo estadual considera a grave crise que atingiu a gestão da Santa Casa e de quebra, levou à paralisação dos serviços - além do quadro de servidores com salários atrasados. 

Na nota, o governador pontua que nesse cenário, persiste a falta de solução ao caso, lembrando que é do município a responsabilidade da gestão plena dos serviços de saúde da Capital. 

Na segunda-feira (22), mesmo com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em Cuiabá, integrando ato de entrega da 2ª etapa do Hospital Municipal de Cuiabá, passando por reunião ampliada na Assembleia Legislativa, não foi definido um plano de ação. Mandetta exigiu raio-X da gestão e finanças da Santa Casa para analisar o assunto.

Em um ponto o governador e o prefeito unem alertas: a Santa Casa é instituição privada - mas prestadora de serviços através do SUS - Sistema Único de Saúde, ou seja, se transforma em extensão do SUS quando a rede pública direta não abraça todos os atendimentos. 

Os repasses de recursos a cargo da gestão de Cuiabá, segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, tem seguido à risca a legislação. O prefeito recebeu pedidos para intervir na administração da Santa Casa, mas frisou que para essa decisão, precisaria do apoio do Estado e Governo Federal.

Em recente entrevista ao FocoCidade, o prefeito destacou que a intervenção poderia ocorrer "desde que tenha apoio do Governo do Estado e do Governo Federal. Como eu disse, não posso trazer um problema de uma instituição privada que teve uma má gestão que gerou uma grande crise para dentro da prefeitura de Cuiabá. Cuiabá sozinha não suporta isso, porque 70% dos pacientes que a Santa Casa atende são do interior do Estado". 

Confira a nota do Governo na íntegra:

"Considerando os graves problemas ocasionados à saúde pública com a interrupção dos relevantes serviços prestados pela Santa Casa de Cuiabá, fechada há 41 dias;

Considerando que a falta de leitos de UTI pode ocasionar risco a pacientes que necessitam de atendimento de alta complexidade;

Considerando que até o momento nenhuma solução foi apontada, seja pela administração daquele hospital filantrópico, seja pela Prefeitura de Cuiabá - que detém a responsabilidade da gestão plena dos serviços de saúde da Capital;

E, considerando reuniões, com presença de representantes da sociedade civil organizada, parlamentares e autoridades do setor de saúde, inclusive com o Ministério da Saúde, o governador Mauro Mendes determinou à Secretaria de Estado de Saúde (SES) a elaboração de uma proposta de solução (Plano de Viabilidade) para a reabertura desta importante instituição.

A proposta em questão deverá ser apresentada, pelo Governo do Estado, até o final da próxima semana."




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: