Da Redação
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo disse nesta segunda-feira (25) que o Governo "está disposto a ajudar" na resolução da crise na Santa Casa, com atendimentos paralisados.
Ele compareceu à audiência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso que tratou sobre questões relativas à Santa Casa de Cuiabá. Presidido pelo deputado estadual Lúdio Cabral, o evento ocorreu na manhã de hoje e reuniu parlamentares, secretários, funcionários e gestores públicos com o intuito de debater soluções para o atual cenário do hospital filantrópico.
Gilberto Figueiredo destacou que atual gestão se esforça para manter um diálogo contínuo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. De acordo com Figueiredo, em reunião realizada há 10 dias no Ministério da Saúde, ficou acordado que o Governo Federal repassaria recursos somente mediante um novo plano de gestão para a instituição de saúde.
“Ao final da conversa com o ministro, foram solicitados dois planejamentos estratégicos. O primeiro, um plano que englobe o tratamento do passivo financeiro da Santa Casa; o segundo, um plano perene que estipule uma dinâmica de recomeço dos atendimentos prestados pela instituição”, explicou o gestor ao enfatizar que, até o momento, os dados requisitados à administração da Santa Casa não foram formalmente entregues à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
O Governo do Estado, conforme esclareceu o secretário de Saúde, entende a complexidade da situação e está à disposição para auxiliar na elaboração de um novo plano estratégico para a instituição filantrópica.
“Infelizmente, não recebi qualquer informação oficial que pudesse subsidiar a elaboração deste plano – inclusive, nesta audiência, foram ventilados muitos valores referentes à mesma dívida. Mesmo não sendo essa uma atribuição estadual, visto que o município de Cuiabá opera em gestão plena de Saúde, o Estado está disposto a ajudar”, concluiu Figueiredo.
Santa Casa e Governo Federal
A primeira reunião junto ao ministro de Saúde ocorreu no dia 14 de março e reuniu representantes do Governo do Estado e parlamentares da Assembleia Legislativa (ALMT). Pauta primordial da conversa, a situação da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá foi amplamente abordada e despertou a atenção do Governo Federal.
“O ministro assegurou um auxílio para a Santa Casa. A contribuição não será apenas financeira, e sim pautada na adoção de um novo sistema de gestão profissional para a Santa Casa de Cuiabá”, declarou o secretário de Estado de Saúde, após a reunião.
Com Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS executa nova faixa de benefícios em fevereiro; veja valores
TJ assevera: companheira de PM mantém direito à pensão
O silêncio como método
Sesp: Operação integrada apreende 500 kg de cocaína em MT
Terreno não entregue: TJ manda devolver 100% a comprador
Lula diz que salário mínimo é baixo, mas aponta importância de direito
TJMT mantém pena por transporte ilegal de agrotóxicos
Justiça crava: plano de saúde deve custear mamoplastia
PF deflagra Operação Escudo Digital em Mato Grosso
O Mapa da Vida Longa até os 90 anos com saúde