Da Redação - FocoCidade
Após a posse na Assembleia Legislativa, os deputados miram a titularidade das comissões permanentes no Poder, e as atenções estão voltadas às articulações para formação de blocos.
Conforme o presidente, Eduardo Botelho (DEM), as sessões retornam no próximo dia 12 (terça-feira). Durante esse período, ficou acertado que os parlamentares vão organizar seus respectivos gabinetes e definir os membros das comissões.
“Esse tempo é importante para que todos tomem conhecimento de como são feitas as reuniões de comissões, os critérios estabelecidos pelo Regimento Interno, além de terminar a mudança para os respectivos gabinetes”, afirmou Botelho.
No comando da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO), a disputa promete ser acirrada. Os deputados Wilson Santos (PSDB) e Xuxu Dal Molim (PSC) pretendem concorrer á presidência.
Outros parlamentares já lançaram seus nomes para disputar o comando dos trabalhos de outros grupos, como por exemplo, Elizeu Nascimento (DC) e Delegado Claudinei (PSL), que anunciaram intenção de concorrer à Comissão de Segurança Pública e Comunitária.
“São as minhas duas áreas de atuação. Estou deputado hoje por causa do trabalho desenvolvido para a população nestes setores ao longo dos anos”, afirmou o deputado Elizeu Nascimento.
O deputado Xuxu Dal Molin (PSC) pretende concorrer nas áreas de agropecuária, saúde e fiscalização orçamentária. “Estou conversando com os demais deputados e lancei meu nome para algumas delas (comissões) para depois, o grupo definir quem será o presidente”, destacou ele.
A mesma opinião tem o deputado Ulysses Moraes (DC), que em primeiro plano quer tomar conhecimento das comissões para depois compor o bloco dos parlamentares que vão compor o quadro. “Não tenho preferência por nenhuma, apenas colocar meu nome no quadro da de Ética”, falou ele.
O deputado Ondanir Bortolini (PSD)- Nininho, na legislatura passada atuou em vários setores, mas neste novo mandato vai manter seu direcionamento para as áreas de agricultura, meio ambiente, revisão territorial e infra-estrutura. “Pretendo presidir uma delas sim, mas até o momento não conversei com minha equipe sobre o assunto”, ressaltou o deputado.
Secretário dos Serviços Legislativos (SSL), Gabriel Barros, lembrou que o primeiro-secretário da Mesa Diretora pode participar diretamente das comissões, porém o presidente não pode compor os quadros das 13 comissões permanentes.
“Nas comissões se apresentam e se estudam todos os dados, antecedentes, circunstâncias e conveniência de um projeto. Durante as reuniões de comissão se possibilita que todos os aspectos de um projeto sofram ampla discussão. É assegurada a liberdade para expressão das opiniões e formação do consenso entre os participantes ”, argumentou ele.
Com Assessoria AL
Ainda não há comentários.
Veja mais:
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína