• Cuiabá, 05 de Setembro - 2025 00:00:00

Fiscalização pode ganhar trabalho voluntário

  • Em Geral
  • 25/01/2019 15:01:46

Da Assessoria

Donos de pousadas, hotéis e barcos da região do pantanal poderão formar parceria para trabalhos de fiscalização voluntária no combate à pesca predatória. A proposta foi apresentada durante a formação da Federação Mato-grossense de Turismo Sustentável de Pesca Amadora e Esportiva, nesta terça-feira, em Cuiabá, e deve ser analisada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Formada por cerca de 50 proprietários de pousadas, hotéis e barcos que atuam na região do pantanal, a Federação garante dispor de biólogos, barcos e outros equipamentos que podem contribuir para a fiscalização nos rios da região do pantanal.

Dados do setor do turismo indicam que a atividade da pesca esportiva representa o maior entre todos os atrativos para turistas e Mato Grosso representa hoje 30% do turismo de pesca esportiva no Brasil. "É uma atividade que movimenta recursos, gera empregos e contribui para a preservação do meio ambiente", garante Tarso Ricardo Lopes, presidente da Federação e dono de uma pousada na região de Barão de Melgaço. Segundo ele, a pesca predatória é uma ameaça para o setor.

A fiscalização por parte dos órgãos competentes é considerada um gargalo pela falta de estrutura e mão-de-obra para coibir a atividade em todo o pantanal. 

A Federação também pretende propor ao governo do Estado a retomada dos festivais de pesca, que deixaram de ser realizados na administração passada. Os festivais chegaram a ser realizados em 53 municípios, atraindo grande número de turistas e movimentando a economia dessas localidades.

Participaram da reunião representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria Adjunta do Turismo, Marinha do Brasil, Conselho Estadual de Pesca e os secretários de Meio Ambiente de Cáceres, Júnior Trindade, e de Santo Antônio de Leverger, José Marcos, além do secretário executivo da Confederação Brasileira de Pesca Esportiva, Boa Kaiabi.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: