Da Assessoria
Donos de pousadas, hotéis e barcos da região do pantanal poderão formar parceria para trabalhos de fiscalização voluntária no combate à pesca predatória. A proposta foi apresentada durante a formação da Federação Mato-grossense de Turismo Sustentável de Pesca Amadora e Esportiva, nesta terça-feira, em Cuiabá, e deve ser analisada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
Formada por cerca de 50 proprietários de pousadas, hotéis e barcos que atuam na região do pantanal, a Federação garante dispor de biólogos, barcos e outros equipamentos que podem contribuir para a fiscalização nos rios da região do pantanal.
Dados do setor do turismo indicam que a atividade da pesca esportiva representa o maior entre todos os atrativos para turistas e Mato Grosso representa hoje 30% do turismo de pesca esportiva no Brasil. "É uma atividade que movimenta recursos, gera empregos e contribui para a preservação do meio ambiente", garante Tarso Ricardo Lopes, presidente da Federação e dono de uma pousada na região de Barão de Melgaço. Segundo ele, a pesca predatória é uma ameaça para o setor.
A fiscalização por parte dos órgãos competentes é considerada um gargalo pela falta de estrutura e mão-de-obra para coibir a atividade em todo o pantanal.
A Federação também pretende propor ao governo do Estado a retomada dos festivais de pesca, que deixaram de ser realizados na administração passada. Os festivais chegaram a ser realizados em 53 municípios, atraindo grande número de turistas e movimentando a economia dessas localidades.
Participaram da reunião representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria Adjunta do Turismo, Marinha do Brasil, Conselho Estadual de Pesca e os secretários de Meio Ambiente de Cáceres, Júnior Trindade, e de Santo Antônio de Leverger, José Marcos, além do secretário executivo da Confederação Brasileira de Pesca Esportiva, Boa Kaiabi.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
AL: CST da Enfermagem debate proteção a profissionais da saúde
Infraestrutura: Governo confirma R$ 220 mi em obras no Estado
Operação da PC e Vigilância Sanitária interdita clínica de estética
Governo mira pequenas e médias empresas para fechar rombo fiscal
Governo garante gás de graça para 15,5 milhões de famílias
Tribunal do Júri: homem acusado de homicídio é condenado a 12 anos
Tarifaço e seu alerta para o Brasil valorizar sua indústria
Dos Baby Boomers à Geração Z: conflitos e aprendizados do novo mundo corporativo
Operação integrada prende homicida condenado a 14 anos
Tribunal de Justiça elege novos juízes-membros do TRE