Da Redação - FocoCidade
As ações que visam encontrar solução para o funcionamento do Hospital Municipal de Cuiabá, ou "novo PS" como é conhecido, contaram com vistoria, na terça-feira (22), da juíza Célia Regina Vidotti, da Vara da Ação Civil Pública e Ação Popular, além de promotores do Ministério Público Estadual (MPE) - sendo acompanhada a visita técnica pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho.
Estiveram presentes o promotor Alexandre de Mato Guedes, da Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital e o promotor Mauro Poderoso de Souza, da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa.
Pinheiro mostrou à comitiva o complexo hospitalar, que já conta com 96% das obras físicas concluídas e com grande parte do mobiliário nos devidos lugares. O gestor destacou que a parte ambulatorial será a primeira a entrar em funcionamento. “Como a senhora e os senhores podem ver, todos os consultórios, assim como a recepção estão prontos para receber os primeiros pacientes, assim que a Justiça liberar. Este é um grande anseio nosso e de toda a população cuiabana”, disse.
De acordo com o secretário de Saúde, a visita da juíza teve como objetivo promover uma vistoria da unidade para que ela pudesse ver que o ambulatório já está em condições de funcionamento, de acordo com o cronograma apresentado pela Prefeitura. “Contra fatos, não há argumentos. A parte ambulatorial e de pequenas cirurgias, que é o que estava previsto no cronograma já está totalmente apta para começar a funcionar. Já temos médicos da rede que estão preparados para atuar no HMC. Esperamos apenas a liberação para começarmos os trabalhos aqui”, comentou Possas.
O promotor Alexandre Guedes falou sobre a preocupação do Ministério Público em ver a unidade hospitalar funcionando com eficiência. “Esta visita é decorrente de uma inspeção judicial ordenada pela juíza de Direito da Vara da Ação Civil Pública. O Ministério Público, como parte na ação civil pública, veio acompanhando. A juíza esteve no HMC para verificar em termos concretos a situação para que ela possa tomar as decisões adequadas. O MP está preocupado com o funcionamento do Pronto Socorro, com os servidores que vão efetivamente operar este hospital. Desejamos que ele comece a funcionar o mais rapidamente possível dentro das condições técnicas adequadas para isso. A nossa preocupação é que haja um plano adequado de transferência dos serviços do antigo PS para este e que sejam operados por servidores adequados e permanentes”, afirmou.
A juíza preferiu não falar sobre as suas impressões e disse que fará um relatório técnico em breve. “Eu sei da necessidade da população em ter um atendimento de saúde digno e de qualidade. Se for cumprido pelo poder público municipal o que o Ministério Público pediu, obviamente este hospital estará funcionando em breve. Eu vim aqui para ver se está tudo de acordo. Vim fazer uma vistoria observando a parte estrutural e com os documentos do processo vou verificar o restante, que é a parte cronológica para a realização de concurso público e todas as outras questões relativas à administração pública”, explicou a juíza.
Para o prefeito "foi uma honra receber a juíza Célia Vidotti e os promotores Alexandre Guedes e Mauro Poderoso no HMC e ter a oportunidade de mostrar a eles a dimensão do hospital, com os ambientes prontos e equipados para receber a população cuiabana e mato-grossense. Vale lembrar que este não é apenas um Pronto Socorro, mas sim um hospital municipal, onde funcionará o PS. Nosso grande desejo é ter uma saúde pública funcionando com qualidade e estamos lutando e trabalhando muito para abrir o mais rapidamente este hospital. Estamos muito otimistas, estamos cumprindo à risca todas as etapas e esperamos conseguir colocar o HMC em funcionamento tão logo conseguirmos vencer a questão judicial. Pelo brilho no olhar que vi da juíza e dos promotores acredito que em breve a população vai começar a usufruir dos serviços da maior unidade hospitalar de Mato Grosso”, concluiu.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco