Da Redação - FocoCidade
"É necessário projetar uma nova estrutura do Sistema Judicial Eleitoral antes tantas incertezas no âmbito de uma sociedade cada vez mais complexa". A afirmação foi feita na quinta-feira (29) pelo presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, desembargador Márcio Vidal, durante a abertura do 74º Encontro do Coptrel. Durante três dias, os gestores da Justiça Eleitoral de todo o país estão em Alagoas para debater melhorias no processo eletivo brasileiro.
“A Justiça Eleitoral deve assumir, ad continuum, sua missão de impulsionar o exercício consciente e consequente, da cidadania, em toda sua extensão, com olhares mais humanos, humanistas e humanitários. Só assim, poderá alavancar a sensibilidade das pessoas deste mundo, para a implementação de políticas públicas mais consentâneas com a realidade circundante, voltadas para construção de uma nação cultivada e aprimorada, por todos, em seu permanente vir a ser”, discursou Vidal.
O primeiro dia do evento foi marcado ainda pela palestra do corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins. Ele destacou a necessidade das corregedorias serem mais dinâmicas e abertas às novas tecnologias. “As corregedorias eleitorais, assim como todas as outras, precisam ter uma administração participativa e moderna, aberta ao debate de ideias que possam trazer melhorias ao sistema de controle do Judiciário”.
O ministro reforçou a necessidade de se apurar o trabalho realizado no Poder judiciário, em ter informações consistentes, e mais que isso, transformar a interpretação destes dados em resultados práticos para sociedade. O corregedor falou sobre a importância da imparcialidade dos magistrados como forma de resguardar a independência do Poder Judiciário, sobretudo na Justiça eleitoral, “que está diretamente ligada aos partidos políticos e às eleições de nossos representantes no Executivo e no Legislativo”.
“Devemos estar atentos a tudo isso e às inovações futuras, pois o correto exercício da função correicional que compete a cada tribunal, agregado ao controle da gestão dos órgãos do Judiciário, possibilitará ao Conselho, juntamente com todas as demais corregedorias de Justiça, melhores condições para bem qualificar a administração judiciária no País”, concluiu o corregedor.
O 74º Coptrel segue até sábado 01 de dezembro. A próxima edição do evento está confirmada para ser realizada no mês de março em Mato Grosso.
Com Assessoria


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade
Nove em cada 10 mulheres já sofreram violência ao se deslocar à noite
Bolsonaro é preso pela Polícia Federal em Brasília
A nova era da indústria alimentícia: quando tecnologia e sustentabilidade caminham juntas
Dívida ativa: PGE anuncia descontos de até 65% em multas
Digitalização, personalização e governança: os pilares do franchising de saúde em 2026
Sofrer Não É Crime: O Perigo de Diagnosticar a Vida
Projeto que limita acareação em crime contra mulher é aprovado na CCJ