Da Redação - FocoCidade
A polêmica sobre o pagamento da RGA (Revisão Geral Anual) dos servidores do Estado deve ser resolvida nesta segunda-feira (26). Isso porque o Tribunal de Contas do Estado (TCE) realizará sessão, a partir das 14h30, numa pauta extensa com 59 precessos, pontuando o tema.
Esse processo está sob a responsabilidade do conselheiro interino Isaías Lopes da Cunha, relator das contas do Poder Executivo estadual de 2018.
O Governo do Estado já apresentou pedido junto ao TCE para liberação do pagamento da RGA, que recebeu impedimento da Corte de Contas em razão de o Executivo atingir os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Em maio, o TCE deliberou sobre o assunto. No período, "os membros do colegiado acolheram as considerações do conselheiro Isaías da Cunha, de que a concessão do benefício faria o Governo de Mato Grosso ultrapassar os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e colocaria em risco o equilíbrio financeiro e fiscal do Estado. O conselheiro observou que a lei estadual que estabeleceu as parcelas da revisão geral de 2017 e de 2018 acabou embutindo ganho real para os servidores, o que não é objetivo da RGA".
De lá para cá, representantes do Fórum Sindical, que ameaçam deflagrar greve no Estado, já se reuniram com integrantes do Governo. E a promessa do Executivo é de efetivar o pagamento, restando apenas aval do TCE.
Em que pese o Governo asseverar a intenção de quitar a RGA, também é fato que as contas do Executivo passam por "sufoco", aguardando a liberação do FEX (Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações), da ordem aproximada de R$ 450 milhões, para reforçar os cofres e assim, tentar cumprir o cronograma de pagamento de salário dos servidores.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade
Nove em cada 10 mulheres já sofreram violência ao se deslocar à noite
Bolsonaro é preso pela Polícia Federal em Brasília
A nova era da indústria alimentícia: quando tecnologia e sustentabilidade caminham juntas
Dívida ativa: PGE anuncia descontos de até 65% em multas
Digitalização, personalização e governança: os pilares do franchising de saúde em 2026
Sofrer Não É Crime: O Perigo de Diagnosticar a Vida
Projeto que limita acareação em crime contra mulher é aprovado na CCJ