Da Redação - FocoCidade
Indicador de Gestão Fiscal dos Municípios do Estado de Mato Grosso – IGFM/MT, aponta que ano a ano, desde 2014, o município de Marcelândia vem apresentando uma considerável e constante redução na qualidade da gestão fiscal do município.
Conforme os dados, o município passou da 28ª posição em 2014, para 47ª em 2015, 60ª em 2016 e 72ª em 2017. Ano passado alcançou no IGFM/MT o resultado 0,54, superior à média estadual, que é de 0,49, e obteve Conceito C, classificada como Gestão em Dificuldade.
Apesar das dificuldades na gestão fiscal, o Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso, em sessão nesta semana, emitiu parecer favorável à aprovação das contas anuais de governo do município, sob a gestão do prefeito Arnóbio Vieira de Andrade.
O relator das contas, conselheiro interino Moises Maciel, determinou ao gestor que observe a Lei Complementar nº 101/2000 acerca da obrigatoriedade de dar publicidade no processo orçamentário, em especial que realize audiências públicas quadrimestrais para avaliar o cumprimento das metas fiscais (artigo 9, § 4º da LRF) e, em atendimento ao disposto no artigo 48, parágrafo único, da mesma Lei, adote medidas de incentivo à participação popular nas referidas audiências.
No voto, em consonância com parecer do Ministério Público de Contas, o conselheiro relator recomendou à atual autoridade gestora que elabore Planejamento Estratégico com definição de metas, estratégias, iniciativas, projetos e ações que visem aperfeiçoar o planejamento e a execução das políticas públicas de educação e saúde.
Segundo o TCE, o objetivo é reverter as avaliações negativas dos resultados dos indicadores que apresentaram piora nas médias nacional e estadual, e, em relação ao próprio desempenho demonstrado em 2016, as quais deverão ser devidamente comprovadas na apreciação das contas de governo do exercício de 2018 do Município.
Com informações TCE
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Projeto de Resolução: Prêmio ALMT de Jornalismo é aprovado
Polícia Civil confirma prisão de suspeito por extorquir R$ 150 mil
Inflação oficial recua 0,11% em agosto, menor resultado desde 2022
Wellington elogia Fux e pede anulação do processo contra Bolsonaro
Aprovado na AL projeto que cria Prêmio Anual de Jornalismo do Governo de MT
Pesquisa revela que menos de 40% dos alunos valorizam professor
PC mira fraude em contratos da Metamat; CGE aponta esquema de R$ 22 mi
Tráfico de drogas e lavagem de dinheiro: PC derruba facção em MT
Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro
Setembro Amarelo: quando a saúde mental também protege o coração