Oscar D’Ambrosio
Imagens têm poderes inusitados. É muitas vezes difícil de dimensionar qual é a sua força. Um interessante exercício para discutir como uma foto pode conduzir destinos está no filme sul-coreano ‘A câmara de Claire’, que junta o talentoso diretor Hong Sang-soo e as carismáticas atrizes Isabelle Huppert e Kim Min-hee.
A obra tem um enredo simples. Uma jovem que trabalha com a venda de filmes no Festival Cannes é demitida pela chefe inesperadamente sob a alegação de que seria “desonesta”. O motivo verdadeiro é o envolvimento da moça com um diretor de cinema, objeto de desejo de sua chefe.
Em paralelo, Claire, uma fotógrafa e poeta francesa, que acompanha uma amiga no mesmo Festival, conhece esses três personagens e faz fotos deles. Tudo gira em torno desse quarteto (o cineasta, a vendedora de filmes, sua subordinada, sul-coreanos, e a fotógrafa francesa). Os diálogos são lentos e delicados; e as tensões entre os quatro são administradas por conversas em cafés, na praia e em restaurantes.
Aparentemente despretensioso, o filme encanta por tratar de algo que cada vez parece termo mais medo: relacionamentos humanos. Os diálogos bem construídos e os silêncios apontam para os curiosos intervalos que tornam a vida mais fascinante e onde momentos aparentemente banais podem ser decisivos, principalmente quando buscamos escolher as palavras e as imagens certas.
Oscar D’Ambrosio é mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
O salário mínimo mudou e minha aposentadoria muda?
Energia solar: TJ condena concessionária por contas elevadas
O ser e o estar: Onde Deus habita!
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio