Da Redação - FocoCidade
Com cerca de 51.181 mil votos a deputada estadual Janaina Riva (MDB), de 29 anos, foi reeleita neste domingo (7) ao parlamento estadual para o seu segundo mandato. A parlamentar foi a mais votada deste pleito e entra para história de Mato Grosso como a primeira mulher a obter maior votação ao posto de deputada estadual.
Janaina, que é líder do bloco de oposição e durante os últimos quatro anos foi a única mulher no parlamento estadual, na 19ª Legislatura permanecerá sendo a única voz feminina eleita na Assembleia Legislativa. A parlamentar ganhou grande destaque em seu primeiro mandato pelos embates que travou no parlamento em defesa dos municípios e das pessoas por garantias essenciais como Saúde, Educação e Infraestrutura.
“Eu não tenho palavras para agradecer cada voto de confiança em mim depositado neste domingo. Esses aproximadamente 51 mil votos que formaram a ‘Onda Roxa’ são a prova de que estive do lado certo, com que é o da população e de lutei por causas corretas. Ao longo do meu primeiro mandato procurei ser tudo aquilo que eu espero como cidadã que um parlamentar seja para retribuir o meu voto. E para quem ainda acha que eleitor não tem discernimento, acho que essas eleições foram prova que nem a máquina pública, nem todo o dinheiro pode comprar a consciência das pessoas e o desejo de dias melhores. Sinto muito pela ausência de mais mulheres ao meu lado na próxima legislatura porque realmente fazemos toda a diferença na hora legislar, mas acredito que chegar com a maior votação servirá de incentivo para outras mulheres concorrerem no próximo pleito com a certeza de que lugar de mulher é onde ela quiser estar”, disse.
Ao todo ela apresentou 731 proposituras, sendo 408 Indicações de demandas apresentadas pelos municípios, 154 Requerimentos de informações ao governo do Estado, 104 Projetos de Lei, 57 Projetos de Resolução, sete Projetos de Emendas Constitucionais (PECs) e tem nove leis sancionadas.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade
Nove em cada 10 mulheres já sofreram violência ao se deslocar à noite
Bolsonaro é preso pela Polícia Federal em Brasília
A nova era da indústria alimentícia: quando tecnologia e sustentabilidade caminham juntas
Dívida ativa: PGE anuncia descontos de até 65% em multas
Digitalização, personalização e governança: os pilares do franchising de saúde em 2026
Sofrer Não É Crime: O Perigo de Diagnosticar a Vida
Projeto que limita acareação em crime contra mulher é aprovado na CCJ
Governo de MT aponta ilegalidade e aciona STF contra decreto de Lula