Da Redação - FocoCidade
Em reunião com o segmento do Esporte em Mato Grosso, o candidato a governador, Mauro Mendes (DEM) criticou a atuaão do Governo Pedro Taques sobre o setor e prometeu que "aplicará de forma correta os recursos destinados ao setor, tanto os previstos no orçamento do Estado quanto os oriundos de fundos específicos".
Na reunião ocorrida na noite de segunda-feira (3), participaram mais de 200 pessoas representantes do futebol amador, do atletismo, das artes marciais, do Conselho Estadual do Esporte, do esporte paraolímpico e de diversas outras categorias.
Entre as reivindicações do grupo está a autonomia para gerenciar recursos do Fundo de Desenvolvimento Desportivo do Estado de Mato Grosso (Funded), mais apoio do Estado aos atletas e incentivo ao esporte no Estado.
"Perdemos atletas todo ano por falta de apoio do Estado no Esporte. Os jogos escolares correram o risco de não acontecer neste ano por falta de gestão. Temos atletas que receberam bolsa com oito meses de atraso. Estamos fazendo o Esporte em Mato Grosso a duras penas", lamentou uma das lideranças, segundo Mendes.
"Se não tiver uma mudança drástica, nem no fundo do poço conseguiremos ficar. É preciso terminar a obra da piscina olímpica, o COT da UFMT. O dinheiro do Esporte nao consome 0,5% do orçamento e, mesmo assim, não é cumprido 50% desse valor", reclamou outro representante, reforça o candidato.
Ex-secretário de Estado adjunto de Esporte e Lazer, o deputado estadual Allan Kardec (PDT) afirmou que Mauro tem sensibilidade e vai olhar para o segmento e promover as mudanças necessárias para fortalecer o Esporte mato-grossense.
"Estamos pedindo socorro. Falo na condição de atleta, técnico, professor. As federações estão passando pela maior dificuldade de todos os tempos. Não tenho dúvida de que o Mauro vai olhar pelo Esporte em MT como olhou em Cuiabá", disse.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Cegos, Alex Francisco Lili, também cobrou a correta aplicação do dinheiro destinado ao Esporte para incentivar os atletas paralímpicos.
"Tão importante quanto trazer a autonomia é destinar receita para que possamos brilhar ainda mais, com melhores condições de representar nosso Estado".
Mauro Mendes citou que alguns fundos destinados ao Esporte, se corretamente aplicados, podem fazer a diferença para resolver as demandas apresentadas pelo segmento. De acordo com Mauro, as empresas que recebem incentivos fiscais devolvem uma parte do valor para aplicação no Funded.
"Com os fundos que já existem, se corretamente aplicados - como o dinheiro da loteria e do Prodeic - se aplicados com lisura, poderemos fazer a diferença", mencionou.
Para Mauro, o Estado precisa valorizar e incentivar iniciativas como os Jogos Estudantis, além de criar novas alternativas para a inserção dos jovens no Esporte como alternativa ao mundo das drogas e do crime.
"Em minha gestão como prefeito de Cuiabá, construímos parques, investimos nas escolas, no Ginásio Dom Aquino, fizemos um centro de treinamento de tênis de mesa. Dá pra fazer se tiver vontade e gestão correta dos recursos públicos".
O candidato garantiu que irá fazer os repasses do Esporte em dia, evitando que os atletas permaneçam desamparados como ocorre na atual gestão. "Vocês vão ter o meu carinho, a minha lealdade. Se tem o Bolsa Atleta, vamos pagar em dia. Vou olhar com carinho e determinação para o Esporte", concluiu.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Contratos de concessão se tornam referência internacional, destaca Estado
Um mato-grossense inesquecível
Audiência: MP debate impactos das obras na mobilidade urbana
Polícia Civil: operação prende acusado de feminicídio em MT
Risco de clima seco e queimadas permanece alto no interior do país
Governo: carta aponta caminhos para fortalecer agricultura familiar
TCE alerta gestores municipais à implementação da Reforma Tributária
O consumidor e a energia compartilhada
Reação da Sefaz-SP à Operação Ícaro prejudica os bons contribuintes
Tarifaço completa um mês com queda nas vendas e pacote de apoio