Foto: Assessoria
A expansão da ferrovia Norte Brasil de Rondonópolis a Sorriso, na região Norte de Mato Grosso, num trecho de aproximadamente 600 quilômetros, é uma das alternativas defendida pelo candidato Arthur Nogueira, da coligação Redefinindo Mato Grosso, para melhorar a logística no Estado.
Em visita ao terminal intermodal ferroviário, instalado em Rondonópolis desde 2015, Arthur Nogueira confirmou os importantes avanços no escoamento da produção mato-grossense já alcançados.
Diariamente, em media 1.400 carretas descarregam no local, com dia e horário agendados. O volume equivale a um navio de grande porte, que é levado por 80 vagões até os portos existentes em São Paulo e Paraná. De lá, os produtos de Mato Grosso são encaminhados para outros países.
"Dentre os grandes gargalos para o escoamento da produção de Mato Grosso, seja dos grandes ou pequenos produtores, estão as longas distâncias a serem percorridas e as condições das rodovias. A ferrovia reduz o custo de transporte para o produtor e diminui o tráfego de veículos pesados nas rodovias, gerando melhor qualidade de vida e segurança para o motorista".
Outro benefício, conforme o candidato, é a geração de emprego e renda para o município onde os terminais são instalados.
Gerente geral de terminais Douglas Martins destaca que, somente em Rondonópolis, são cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos gerados. Os projetos de viabilidade para a expansão dos trilhos até Sorriso já foram executados pela administradora responsável, que é a maior da América Latina.
Arthur Nogueira ressalta que o Governo do Estado precisa realizar o convencimento junto ao Governo Federal da importância do modal, tendo em vista a representatividade de Mato Grosso na balança comercial. "Há duas décadas Mato Grosso bate recorde de produção que não é acompanhado nos investimentos na infraestrutura, o que demonstra falta de prioridade. Cabe ao governador cobrar esta contrapartida".
Com Assessoria


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Bolsonaro é preso pela Polícia Federal em Brasília
A nova era da indústria alimentícia: quando tecnologia e sustentabilidade caminham juntas
Dívida ativa: PGE anuncia descontos de até 65% em multas
Digitalização, personalização e governança: os pilares do franchising de saúde em 2026
Sofrer Não É Crime: O Perigo de Diagnosticar a Vida
Projeto que limita acareação em crime contra mulher é aprovado na CCJ
Governo de MT aponta ilegalidade e aciona STF contra decreto de Lula
Em Cáceres: Operação mira faccionados por tráfico de drogas
Em VG: Polícia Civil confirma prisão de acusado de homicídio
Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda