• Cuiabá, 22 de Novembro - 2025 00:00:00

Arthur Nogueira visita terminal ferroviário e defende expansão até região Norte


Foto: Assessoria  - Foto: Foto: Assessoria Foto: Assessoria
Da Redação - FocoCidade

 

A expansão da ferrovia Norte Brasil de Rondonópolis a Sorriso, na região Norte de Mato Grosso, num trecho de aproximadamente 600 quilômetros, é uma das alternativas defendida pelo candidato Arthur Nogueira, da coligação Redefinindo Mato Grosso, para melhorar a logística no Estado. 

Em visita ao terminal intermodal ferroviário, instalado em Rondonópolis desde 2015, Arthur Nogueira confirmou os importantes avanços no escoamento da produção mato-grossense já alcançados. 

Diariamente, em media 1.400 carretas descarregam no local, com dia e horário agendados. O volume equivale a um navio de grande porte, que é levado por 80 vagões até os portos existentes em São Paulo e Paraná. De lá, os produtos de Mato Grosso são encaminhados para outros países. 

"Dentre os grandes gargalos para o escoamento da produção de Mato Grosso, seja dos grandes ou pequenos produtores, estão as longas distâncias a serem percorridas e as condições das rodovias. A ferrovia reduz o custo de transporte para o produtor e diminui o tráfego de veículos pesados nas rodovias, gerando melhor qualidade de vida e segurança para o motorista".

Outro benefício, conforme o candidato, é a geração de emprego e renda para o município onde os terminais são instalados. 

Gerente geral de terminais Douglas Martins destaca que, somente em Rondonópolis, são cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos gerados. Os projetos de viabilidade para a expansão dos trilhos até Sorriso já foram executados pela administradora responsável, que é a maior da América Latina. 

Arthur Nogueira ressalta que o Governo do Estado precisa realizar o convencimento junto ao Governo Federal da importância do modal, tendo em vista a representatividade de Mato Grosso na balança comercial. "Há duas décadas Mato Grosso bate recorde de produção que não é acompanhado nos investimentos na infraestrutura, o que demonstra falta de prioridade. Cabe ao governador cobrar esta contrapartida".

 

Com Assessoria




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: