Da Redação - FocoCidade
A Justiça Eleitoral deu prazo de 24 horas para que o Facebook retire do ar cinco perfil falsos do candidato a vice-governador Otaviano Pivetta, pela Coligação Pra Mudar Mato Grosso, que tem o candidato a governo Mauro Mendes (DEM).
A decisão é do juiz Mário Roberto Kono de Oliveira, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que ainda aplicou multa diária de R$ 2 mil, em caso de descumprimento da decisão.
Na ação proposta pelas advogadas Ama Carolina Viana Stábile e Nádia Ribeiro de Freitas, foi alegado que o uso de perfis falso poderia disseminar conteúdos e posicionamentos alheios aos entendimento do candidato, por não ser ele o criador desses perfis, nem tampouco quem está utilizando as respectivas contas.
“Tais perfis (falsos) colocaram inclusive fotos do representante (Otaviano Pivetta) em momentos descontraídos e com a proximidade das eleições, o anonimato torna-se ferramenta para divulgação de matérias inverídicas mais conhecidas como Fake News”, destacou a defesa.
Para o juiz eleitoral, mesmo não havendo, até o momento, ofensas ou postagens inverídicas nas referidas páginas, se torna obrigatória por parte do Facebook a exclusão das contas destacadas na petição.
Na decisão, o juiz ainda determinou que o Facebook informe o IP da conexão utilizada para o cadastro dessas contas, assim como o fornecimento dos dados cadastrais dos administradores dos referidos perfis.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor