Da Redação - FocoCidade
O Programa de Ação Social da Unimed Cuiabá (PróUnim) e o Hospital Santa Helena lançaram o projeto Primeiro Berço Sustentável. Inspirada numa experiência de sucesso da Finlândia, que possui uma das menores taxas de mortalidade infantil do mundo, a iniciativa consiste num kit com caixa de papelão, colchão, fraldas de tecido, brinquedo e cartilha.
A caixa, que serve de caminha, oferece mais segurança e acolhimento, um início de vida igual para todos os bebês, independente da classe social, além de poder virar um “baú de lembranças”.
O diretor do Hospital Santa Helena, Marcelo Sandrin, frisou que o Primeiro Berço é uma filosofia de vida. “Todos nós nascemos nus, sem nada, e não precisamos de um berço de ouro. Precisamos de apoio, amor, carinho e dedicação. Este é o significado”, resumiu. O médico aproveitou para reforçar que casos de mortalidade de crianças recém-nascidas são raros, mas podem acontecer, como noticiado esta semana na mídia. Por isso é importante lembrar que os bebês não devem ser colocados na cama com os pais. Sandrin também citou o perfil lúdico do projeto, cuja caixa que servirá de berço um dia se tornará uma “caixa do tesouro”, onde os pais guardarão as lembranças do filho. “A gente espera que a população de Mato Grosso realmente abrace a causa”, finalizou.
O presidente da Unimed Cuiabá, Rubens Carlos de Oliveira Junior, que lembrou durante a solenidade ter feito estágio no hospital Santa Helena durante o curso de Medicina, enalteceu a iniciativa do diretor da instituição, Marcelo Sandrin. “Há cerca de quatro meses ele me procurou e apresentou de forma apaixonada e entusiasmada o projeto e não tivemos dúvida quanto a investir na ideia, que, além de diminuir a mortalidade infantil, promove um começo de vida em igualdade para todos”, contou.
“O doutor Marcelo Sandrim é um expoente inovador na Medicina aqui em Mato Grosso e trouxe para nós essa ideia que encontrou na Finlândia, onde já é habitual. E é com imensa satisfação que nós da Unimed Cuiabá e, em especial, o PróUnim, nos associamos a este grande projeto”, salientou a médica Suzana Palma, diretora de Mercado da Unimed Cuiabá. “O preço de uma vida é incalculável. Não existe preço para isso. A segurança que esse projeto oferece aos lactentes e aos pais é imensa e nós acreditamos nesse projeto. Por isso estamos aqui”, complementou.
O presidente do PróUnim, André Palma, explicou que o Primeiro Berço Sustentável é resultado de um intenso trabalho do programa social da cooperativa. “O projeto vem sendo estruturado há alguns meses e tudo foi feito com muita técnica e muito carinho. A esperança que nós temos é de que se reduza a mortalidade infantil e que incentive o cuidado dos pais com suas crianças recém-chegadas, além da inclusão social, que é muito importante”, disse. Ele também ressaltou o fato de a caixa vir com uma cartilha, produzida pelo PróUnim, com instruções de utilização da caixa e de cuidados com os bebês.
A mamãe Jordana Souza, que teve a Eloá Vitória havia apenas dois dias, recebeu simbolicamente o primeiro kit do Primeiro Berço e gostou da iniciativa. “É bem mais seguro e parece que ela gostou. Estou superfeliz. Vou usar com certeza. Muito obrigado”, agradeceu.
Com assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PM apreende 353 tabletes de maconha em VG
Balanço do 1º semestre: PC identifica 100% dos autores de feminicídios
MT: Governo e multinacionais anunciam mais três usinas de etanol
TJ crava: falta de energia em casa com criança gera indenização
Aumenta intenção de consumo pelo 2º mês consecutivo, aponta estudo
Créditos de ICMS do agronegócio em Mato Grosso
CPI das Obras em Cáceres pode ser anulada
Os bastidores maquiavélicos da política
MP cita crime de apropriação indébita e denuncia advogada em MT
AL alerta: audiências irão debater feminicídio em cidades-polo