Oscar D'Ambrosio
Naomi Kawaze dirige o filme japonês ‘Esplendor’ de uma maneira tão sutil, que mal percebemos como somos colocados perante diversas situações que levam a pensar sobre o significado da arte e da vida. A narrativa introduz diversos aspectos essenciais para a busca daquilo que costumamos chamar felicidade.
Dois personagens são muito importantes. Uma delas é uma jovem que realiza audiodescrição de filmes. Seu desafio não é apenas transformar imagens em palavras, mas, principalmente, conseguir que seu texto passe aos cegos e pessoas com deficiência visual a atmosfera criada na tela.
O outro personagem essencial, mais maduro, é um fotógrafo que está perdendo a progressivamente a visão. Ele participa dos grupos de teste dos filmes que a moça descreve. A relação crítica dele em relação ao trabalho apesentado pela moça gera uma tensão que se torna atração. E os diálogos entre eles apontam para perdas e ganhos de ambos.
A grande metáfora da obra está no momento em que o grupo de cegos assiste à audiodescrição de um filme em que o protagonista sobe uma colina de areia onde um deslumbrante sol o aguarda. Interpretar essa cena com esperança ou com desespero é uma questão para todos. Enxergando ou não, a ambivalência persiste. Interpretar a arte, portanto, como bem mostra Naomi Kawaze, emanda, acima de tudo, sensibilidade e imaginação.
Oscar D'Ambrosio, mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
PL 4588: o escudo legal do agronegócio
TJ manda plano de saúde pagar cirurgia urgente de criança
Como os Algoritmos Estão Lendo Seus Pensamentos?
Cooperativismo de crédito: um modelo que transforma comunidades
Tentativa de roubo de gado: PM prende três homens em flagrante
Governo de Mato Grosso avisa que expediente será normal na 6ª feira
Operação da PF desmantela tráfico de drogas em Mato Grosso
PM confirma prisão de mulher acusada de matar o marido
Em MT: Gaeco integra operação que derruba núcleo do PCC
Sonegação fiscal na mira: Operação integrada bloqueia R$ 35 mi