
Os novos pontos de ônibus da Capital, projetados considerando uma alta tecnologia e sustentabilidade, também levam em consideração a acessibilidade para cadeirantes e pessoas que sofrem com a obesidade.
Para garantir o conforto e uma trafegabilidade segura para estes usuários que já desfrutam da nova parada instalada nas proximidades do Pantanal Shopping, a Prefeitura de Cuiabá, junto à empresa Edificatto Arquitetura, desenvolveu um acesso planejado, posicionado na parte traseira dos contêineres. A localização da entrada é estratégica, feita em conformidade com a lei e visa coibir o tráfego de passageiros na parte frontal do espaço, destinado exclusivamente para o trânsito da frota.
“Essa estrutura não foi pensada levianamente. Projetamos os pontos considerando todas as variáveis de conforto, segurança e trafegabilidade. É por isso que estamos reforçando a nossa orientação para a população, a fim de refrear uma cultura comum entre os cuiabanos de que o acesso deva ser feito pela frente, onde de fato há um perigo maior para o usuário. Esses novos conceitos e metodologias voltados para o uso do transporte público não trazem apenas espaços abrigados em virtude das intensas condições climáticas que temos em Cuiabá. Estes abrigos contam com portas de entrada e saída específicas, para que haja total segurança ao passageiro - exatamente como fizemos na Estação Alencastro. Sabemos que os modelos antigos condicionaram certos hábitos sociais, mas queremos desenvolver uma nova concepção para todos. A parte frontal dos contêineres é direcionada para os ônibus, que ao se aproximarem dos pontos, precisam estar posicionados no mesmo nível de altura da estrutura, que fora projetada daquela forma para que não haja desníveis - o que naturalmente inviabilizaria o acesso de cadeirantes e obesos”, alertou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.
Para auxiliar os usuários nessa nova cultura, a Secretaria realizou algumas pequenas adequações de engenharia, garantindo maior segurança e uma acomodação melhor para que os ônibus se alinhem junto à mesma altura do contêiner. Em se tratando da acessibilidade dos passageiros, a Edificatto, empresa responsável pela concepção do design de toda a estrutura, salienta a importância dos passageiros acessarem o espaço de maneira correta, considerando também que todas as diretrizes necessárias foram observadas na execução da rampa de acesso.
“O conforto e a tranquilidade dos usuários é a nossa prioridade em toda a produção do design desse novo conceito. Desde a utilização de materiais recicláveis à instalação de placas térmicas, do jardim suspenso e dos pontos de recarga por USB, tudo fora executado com precisão, a fim de repensar o uso do transporte público em Cuiabá. E como parte disso, a acessibilidade foi estruturada por meio de uma rampa que segue as normas da ABNT para espaços e equipamentos urbanos, a NBR 9050, com 8,33% de inclinação - porcentagem adequada para o tráfego de cadeirantes. O que queremos garantir é que tudo está de acordo com a regulamentação nacional, respeitando as necessidades e particularidades de cada passageiro, com espaços direcionados para a acomodação de obesos e PCDs, enquanto aguardam o seu ônibus”, concluiu Gabriely Matos, representante Edificatto Arquitetura.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Balanço do 1º semestre: PC identifica 100% dos autores de feminicídios
MT: Governo e multinacionais anunciam mais três usinas de etanol
TJ crava: falta de energia em casa com criança gera indenização
Aumenta intenção de consumo pelo 2º mês consecutivo, aponta estudo
Créditos de ICMS do agronegócio em Mato Grosso
CPI das Obras em Cáceres pode ser anulada
Os bastidores maquiavélicos da política
MP cita crime de apropriação indébita e denuncia advogada em MT
AL alerta: audiências irão debater feminicídio em cidades-polo
TJ manda indenizar consumidor vítima de boleto falso em nome de empresa