Da Redação - FocoCidade
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, participou do 35° Congresso Mineiro de Municípios, em Belo Horizonte. Durante a cerimônia de abertura, foi realizada a entrega da Medalha do Mérito Municipalista “Celso Mello Azevedo”.
Trata-se de uma condecoração que os prefeitos mineiros conferiram a várias personalidades das áreas política, jurídica e empresarial. O evento foi promovido pela Associação Mineira de Municípios nos dias 19 e 20 de junho, no estádio Mineirão. A entidade tem 65 anos de existência e congrega 853 municípios do estado de Minas Gerais.
Neurilan Fraga foi homenageado com a Medalha do Mérito Municipalista em reconhecimento ao trabalho que vem realizando frente `a Associação Mato-grossense dos Municípios e também em prol dos municípios brasileiros. Neurilan integra o Comitê Político da Confederação Nacional dos Municípios, onde são tomadas todas as decisões da CNM. “O trabalho é sempre na vanguarda do movimento municipalista, tanto em Mato Grosso como em Brasília”, disse ele.
Durante a abertura do 35º Congresso Mineiro de Municípios, autoridades pediram a efetivação do Pacto Federativo e o repasse de verbas devidas às prefeituras. Conforme o presidente da Associação Mineira e prefeito de Moema, Jilvan Lacerda, que também é vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios, o evento tem uma simbologia grande porque está sendo realizado contra muitas forças que antes o apoiavam.
“Temos um sistema federativo que no nosso entendimento é correto, mas um modelo que está torto e não atende mais às necessidades da população”, afirmou Glademir Aroldi, presidente da CNM. “Reconhecemos a gravidade da crise atual, mas o governo tem que cumprir com aquilo que assumiu”, disse Paulo Ziulkoski, ex-presidente da entidade. Outras autoridades compareceram ao evento como o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade; o deputado federal Rodrigo Pacheco, representando o presidente da Câmara, Rodrigo Maia; o ex-governador Alberto Pinto Coelho e o senador Antônio Anastasia.
A Associação Mineira de Municípios entregou medalhas a entidades e personalidades que se destacaram durante o último ano no trabalho de promoção do desenvolvimento dos municípios e dos cidadãos. Foram agraciadas as lideranças das entidades municipalistas, como o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga; presidente da Associação Paulista de Municípios (APM), Carlos Alberto; a Presidente da Associação dos Municípios do Acre, Marilete Siqueira; presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Andresson Cavalcante; presidente da Associação Tocantinense de Municípios, Jairo Soares Mariano; presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), José Patriota Filho; presidente da Associação Estadual de Municípios do Rio De Janeiro (Aemerj), Luiz Antonio Neves; presidente da Associação dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro Pereira; presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), José Antonio Vasconcelos (Tota); presidente da Associação Estadual de Municípios do Piauí, Gil Carlos; prefeito de Ibatiba, Luciano Salgado, representando o presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Guerino Luiz Zanon e o tesoureiro da Confederação Nacional de Municípios, prefeito de Manaquiri, no Amazonas, Jair Souto.
Foram agraciados com a Comenda Especial do Mérito Municipalista, a mais alta condecoração: a Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministra Carmen Lúcia; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Conselheiro Mauri Torres, o ex-presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski; o ex-presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas/MG, Olavo Machado Júnior. (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
João Doria elogia: crescimento em MT ocorre por segundo
TCE: contas de Sérgio Ricardo recebem parecer favorável à aprovação
PM mira facção e barra suspeitos de tentativa de homicídio
Mais de 14 milhões de famílias deixaram linha da pobreza em 2 anos
Operação da PC recupera celulares furtados avaliados em R$ 97 mil
TJ: pagamento acima da fatura não gera novo limite de crédito
Mercado financeiro projeta PIB de 2,16% em 2025
E tempo de outro Regime Próprio como deficiente também pode ser averbado?
TJ assevera: acusados de homicídio vão ser julgados pelo Tribunal do Júri
O valor da luz silenciosa!