Da Redação - FocoCidade
O Executivo de Mato Grosso encaminhou ao Poder Legislativo a mensagem 43/2018 relativa ao Fundo de Estabilização Fiscal de Mato Grosso, em texto que visa destinar recursos à área da Saúde do Estado.
Conforme a matéria, "as receitas do Fundo de Estabilização Fiscal serão integralmente destinadas à aplicação em investimentos e despesas de custeio, vinculado à implementação de políticas de Saúde".
O Governo espera com validação da mensagem, assegurar cerca de 183 milhões no período de 12 meses, contando com a expectativa de vigência a partir de junho deste ano.
A arrecadação de recursos se atém às empresas que fazem uso de incentivos fiscais, sendo aplicado a partir da aprovação do texto, redução de percentuais de benefícios.
"O Fundo de Estabilização Fiscal será constituído dos recursos oriundos dos recolhimentos realizados por contribuintes do Imposto sobre Operações relativos à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS, neste Estado, como contrapartida para fruição de incentivos e benefícios fiscais, financeiro-fiscais ou financeiros, que resultem em redução do valor do imposto a ser pago, conforme expressa a lei", pontua trecho da mensagem.
No início das discussões, o Governo tentava assegurar cerca de R$ 500 milhões por meio da instituição desse fundo, e também esperava colaboração dos Poderes Constituídos e órgãos em Mato Grosso. Parte da esperava verba deveria compor o caixa do Estado para pagamento de pendências.
Após várias rodadas de debates, e em negativa do Tribunal de Justiça, da própria Assembleia Legislativa e ainda de representantes da Indústria e Comércio no Estado, o Executivo recuou em vários aspectos, não apenas promovendo mudança na fonte dos recursos bem como no destino da arrecadação que agora deve ser somente à Saúde.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro