A entrevista concedida pelo senador Cidinho Santos (PR/MT) para a Folha de S. Paulo no último sábado, 14, publicada com o título “UE ameaça suspender todas as compras de frango da BRF”, sobre a visita da comitiva brasileira a Bruxelas teve repercussão internacional, sendo traduzida pela Agência Reuters e republicada em países como os Estados Unidos, Canadá, França, Egito, Romênia e Paquistão.
O senador Cidinho Santos viajou representando o Senado Federal, integrando comitiva liderada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, que visitou a sede o Parlamento Europeu para tratar dos embargos da União Europeia às exportações de carne de frango da empresa BRF, em decorrência das investigações da Operação Carne Fraca.
Cidinho explicou ao repórter Igor Gielow que membros da UE estão aproveitando a crise deflagrada pela operação e que a perspectiva é pessimista. "O ministro Blairo Maggi (Agricultura) apresentou todos os argumentos, mas eles ameaçam desabilitar todas as plantas da BRF", afirmou.
O Brasil é o maior produtor mundial de frango, e a BRF, sua principal exportadora. Os países da UE são destino de cerca de 15% das vendas, segundo dados do setor. Está prevista uma decisão formal da Comissão Europeia para o dia 18. Se for tomada uma decisão contra o Brasil, as opções são ir à OMC (Organização Mundial do Comércio) visando criar uma arbitragem ou retaliar contra produtos europeus.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Lula reafirma soberania e diz que Brasil não aceitará ofensas
Combate ao tráfico: Operação da PC derruba facção em Cuiabá
Estado amplia Educação Profissional e Tecnológica; meta 15 mil novas vagas
Polícia Civil desarticula grupo criminoso acusado de tortura e sequestro
Enamed 2025 recebe 105 mil inscrições na primeira edição
Troca de assentos: TJ condena companhia aérea e mantém indenização
O aposentado com fibromialgia tem direito à isenção do Imposto de Renda?
Cláusulas-Padrão: ANPD não imuniza contra a realidade
O preço de uma vida apressada!
Menos redes sociais, mais resultados reais