Da Redação - FocoCidade
A Caixa Econômica Federal poderá apoiar o desenvolvimento e ampliação da nova Universidade Federal de Rondonópolis, a UFR.
O pedido de respaldo foi feito pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT) durante audiência com o presidente da CEF, Gilberto Occhi, nesta quarta-feira, 28. A idéia, segundo ele, é buscar apoio às iniciativas da UFR que contemplem a“vocação empreendedora” da região.
Segundo Wellington, o auxílio da Caixa não se resumiria ao aporte financeiro, mas também na parceria administrativa e de inteligência. “Há alguns anos atrás foi implantado um núcleo da 3ª idade junto ao campus rondonopolitano, por exemplo. Isso indica a possibilidade de trazer a comunidade para dentro da Universidade. É isso o que queremos: o apoio da Caixa Econômica para parcerias sociais e administrativas que tenham essa ampla visão, oferecendo cursos, palestras e profissionais e preparando jovens e adultos para o mercado de trabalho”, exemplificou o republicano.
Fagundes é um dos principais articuladores, no Congresso Nacional, pela criação da UFR, e destaca que o presidente da instituição entende a importância deste centro de ensino para o desenvolvimento do sudeste mato-grossense (que contempla 18 municípios). Além disso, lembrou que a Caixa possui uma universidade em parceria com a University of Harvard, tendo assim expertise para tal. “Busco ideias que fomentem a economia regional em áreas onde a CEF já possui expertise: habitação, agronegócio, entre outras”, ressaltou o senador.
Gilberto Occhi vê a possibilidade com bons olhos, e afirmou que a parceria independe das questões acadêmicas e programáticas da UFR. “Podemos entrar em um trabalho duradouro, como patrocinadores de atividades sociais; ou mesmo apoiadores em palestras, aulas e pesquisas. Nossa parceria pode se estender ao “redor” da universidade, ampliando possibilidades de atuação dos próprios profissionais do Campus”, destacou o gestor.
Seminário de Educação – Gilberto Occhi é um dos convidados para o seminário marcado para o dia 13 de abril, destinado a refletir sobre como será universidade desejada para Rondonópolis, e com que vocação ela se apresentará aos desafios. A ideia, segundo o senador, será reunir especialistas que vão ajudar nesse direcionamento e também na definição de um modelo de participação da sociedade. (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
MP recorre e STJ mantém condenação de homem por embriaguez
Operação do Gaeco no setor de combustíveis aponta R$ 7,6 bi sonegados
População brasileira chega a 213,4 milhões em julho de 2025
Taxa de juros deve ficar alta por período prolongado, diz Galípolo
Governo de MT confirma pagamento dos servidores nesta sexta-feira
Pivetta: MT une alta produtividade e preservação ambiental para ser exemplo
MP denuncia professor acusado de recrutar alunos para facção
A Defesa do Estado Democrático de Direito e da Soberania Nacional
Max Russi destaca liderança da Assembleia Legislativa em fórum
Operação da PF desarticula grupo criminoso de garimpo ilegal